- AiDrop
- Posts
- 🤖 Apple Intelligence: a Siri aprendeu IA
🤖 Apple Intelligence: a Siri aprendeu IA
+ Google mais perto da cura do câncer e o piloto da Replit
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um músico foi preso pelo FBI após faturar U$10mi usando IA para fazer milhares de músicas e depois criando milhares de bots para ouvi-las em plataformas como Spotify, Amazon Music e Apple Music.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 63x:
Apple: a Siri finalmente aprendeu o que é IA.
Google: mais perto que nunca de curar o câncer.
Replit: criando softwares usando prompts
Os Casos de Uso: Walmart, DeepSeek, Qualcomm, YouTube, Chai-1 e ideias de IAs > ideias de humanos
Me explique como se eu fosse uma criança: FOOM
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
A Siri realmente ficou inteligente com AI?
apple intelligence, iphone 16, smartphone, chatgpt
Em junho, a Apple anunciou sua chegada atrasada na disputa das IAs generativas. Claro que para eles, AI não significa apenas Artificial Intelligence, mas sim Apple Intelligence.
Embora tenham dado um gostinho do que estava por vir nos iPhones 15 Pro, foi somente ontem, com o lançamento do iPhone 16, que finalmente descobrimos as aplicações reais que o novo modelo de iPhone serão capazes:
Siri super-inteligente → Agora, a Siri realmente te entende. Você poderá conversar no mesmo nível de compreensão e respostas que o recurso de voz e áudio do GPT-4o.
Resumos inteligentes → O recurso de texto não se aplica somente a textos editáveis, mas também interpreta seus e-mails, criando um resumo do conteúdo por notificação.
Inteligência Visual → Utilize a câmera para identificar locais, objetos e até raças de animais. A IA vai fazer seu trabalho e buscará a resposta/solução na devida plataforma (Maps, Google ou GPT).
Galeria inteligente → Encontre momentos importantes que você esqueceu da data, descrevendo a foto em uma barra de busca. Faça vídeos com essas fotos, apenas com uma descrição textual.
Integração completa com o sistema → Suas solicitações poderão ser mais complexas como “Marque uma festa surpresa para a fulana no dia X no meu calendário”.
Private Cloud Computing → Para tarefas que dependam de processamento externo, a Apple garante extrema segurança e privacidade. Para as demais, rodará localmente no próprio dispositivo.
Only speak english, por enquanto → Os novos modelos chegam às lojas em Outubro nos EUA, nos demais países de língua inglesa em dezembro. Já o resto do mundo? Possivelmente só em 2025.
Confere as demonstrações dos recursos clicando aqui → (IG do AiDrop)
As parcerias com OpenAI e Google até foram citadas durante a apresentação, mas somente no uso da Siri e sem mais detalhes sobre os custos na utilização. Na contramão do esperado, as tecnologias dos parceiros não foram 100% integradas na Siri, mas estarão presentes como ferramentas auxiliares.
A reação do mercado foi mista, já que o resto do mundo não terá acesso a IA este ano. Na China, um mercado que responde por mais da metade das vendas de iPhones, a hashtag “a versão chinesa do iPhone 16 ainda não suporta IA” atraiu +11 milhões de visualizações e +1500 comentários no Weibo.
Ps1: a Huawei aproveitou que o Apple Intelligence não estará disponível para o resto do mundo este ano para lançar seu smartphone dobrável de três vias no final do dia.
Ps2: a Samsung também já havia lançado o novo Galaxy em junho, que além de dobrável, também vem com recursos de IA.
🤖 Casos de Uso
Walmart usou IAs para melhorar 850 milhões de dados em seus catálogos de produtos, algo que levaria 100x mais funcionários/tempo sem LLMs.
DeepSeek lançou a versão 2.5, um modelo com 238bi parâmetros e recursos aprimorados de chat, codificação e comprimento de contexto de 128k.
Qualcomm fechou uma parceria com o Google e a Samsung para desenvolver seu próprio óculos de realidade aumentada e virtual.
YouTube desenvolveu ferramentas para permitir que os criadores detectem conteúdos semelhantes às suas imagens gerados por IA, como rosto ou voz.
Chai-1 também é um modelo open-source de saúde que estuda moléculas, fundada por um ex-OpenAI.
Pesquisadores descobriram que ideias geradas por IA são consideradas mais inovadoras, embora ligeiramente menos viáveis, do que aquelas de especialistas humanos.
Trending: SoBrief É a ferramenta que usa IA para resumir 73,530 livros em áudios de 10 minutos ou resumos escritos e está disponível em 40 idiomas. Permite leitura dos sumários de todos livros e um áudio gratuito. A versão paga (com trial de 7 dias e depois custo de U$4,99) oferece tudo ilimitado. |
Google mais perto que nunca de curar o câncer
alpha proteo, google ai, proteína, deepmind
A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 mostrou para toda humanidade a importância de conseguirmos desenvolver, testar e validar curas para doenças em uma velocidade maior do que já fomos capaz. O anúncio do Google DeepMind nos coloca mais próximo dessa realidade do que nunca:
AlphaProteo é o novo modelo de IA capaz de projetar proteínas personalizadas para se ligarem a alvos moleculares específicos de forma mais precisa e eficaz que qualquer outro método.
AlphaProteo cria proteínas que aderem a alvos específicos, como uma fechadura e chave biológica e é:
É até 300x mais eficaz na criação de proteínas de ligação que os métodos atuais.
Projetou com sucesso binders para 7 dos 8 alvos diversos, incluindo proteínas relacionadas ao câncer.
Para um alvo específico, a proteína viral BHRF1, 88% das moléculas candidatas se ligaram com sucesso quando testadas no Google DeepMind Wet Lab.
Com base nos alvos testados, os ligantes AlphaProteo também se ligam 10x mais fortemente do que os melhores métodos de design existentes.
Alguns testes também mostraram que o AlphaProteo poderia impedir que o SARS-CoV-2 (Covid) infectasse células e reduzisse anos de trabalho de laboratório para dias ou semanas. Além dos bilhões em P&D que essa nova IA pode economizar, suas aplicações de bloqueio de vírus, combate ao câncer e tratamento de doenças pode revolucionar os laboratórios.
Me explique como se eu fosse uma criança: Tópico
FOOM ou "Fast takeoff" ou “Hard takeoff” O conceito de que se alguém construir um AGI (Artificial general intelligence) pode ser tarde demais para salvar a humanidade. A ideia por trás do FOOM é que uma IA superinteligente seria capaz de melhorar drasticamente a si mesma em um curto período de tempo, levando a um salto exponencial em sua inteligência e habilidades. |
Replit: criando softwares usando prompts
replit, copilot, pilot, agente, coding
A Replit quebrou a internet ao lançar sua nova ferramenta de IA chamada Replit Agent, que é capaz de criar aplicações de software a partir de simples descrições textuais (prompt):
Os usuários descrevem o app que desejam criar usando linguagem natural e a IA irá gerar um plano personalizável e começar a codificar.
O agente pode escolher tecnologias e estruturas apropriadas para o projeto e criar aplicativos baseados na web do zero.
Usuários também podem interagir com o agente, fornecendo feedback e informações adicionais conforme necessário.
A ferramenta já está disponível em plataformas web e móveis para assinantes do Replit Core e Teams.
Os agentes de copilot de IA já haviam mostrado que sabem programar e conseguem aumentar a produtividade e eficiência dos programadores.
Já o Replit Agente atua quase como um pilot, possibilitando que não-programadores construam aplicações completas do zero, criando um ambiente de desenvolvimento integrado.
Ps: já tem gente criando app de marketplace sem programar, usando o celular, em poucos minutos (link para o X).
cAIxa de Ferramentas de IA
*todas as ferramentas possuem trial
Indique o AiDrop e ganhe acesso a todas ferramentas.
Você tem 0 indicações, faltam 2 para ganhar cAIxa de ferramentas
MEME
O que achou da edição de hoje? |
Anuncie nos DROPS
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply