
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou?’ de hoje: por mais de 50 anos, nenhuma das bilhões de pessoas da Terra foi capaz de resolver esses três problemas matemáticos. Até que chegou o GPT-5.2-Pro e resolveu todos eles em minutos, em um intervalo de dias.
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• Claude Cowork: uma IA para tudo e para todos
• Google UCP: o sistema operacional do comércio
• Apple: cansou de falhar com a Siri
• IA por aí: Google, Meta, Cade, xAI e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: Agent2Agent

PRODUTIVIDADE
Claude Cowork: uma IA para tudo e para todos.

O Claude Code já havia quebrado a internet quando foi lançado: a partir daquele momento, todos os desenvolvedores se tornaram mais produtivos instantaneamente. Agora chegou a vez do resto do mundo, daqueles que nunca estudaram ou escreveram código, ganharem os mesmos super-ultra-poderes, vem aí o Claude Cowork!
Esqueça python, javascript, css, html e qualquer outra linguagem de programação. Com o Claude Cowork*, basta saber escrever para fazer com que esse monstrinho acesse, leia, edite, crie, organize qualquer arquivo (documentos, planilhas, apresentações) do seu computador, prepare to-do-lists, resuma suas reuniões e muito mais.
A ferramenta foi criada em APENAS uma semana e meia de trabalho usando o seu precursor técnico (Claude Code) e, a partir de agora: cada conversa (focada em responder algo) → se torna uma tarefa (focada em realizar algo) com etapas, artefatos e contexto recebendo tratamento prioritário na interface do usuário.
A Anthropic precisa sair dos US$ 9 bi de receita anual para os US$ 20 bi este ano – e o seu eureka moment parece ter chegado antes do ano começar no Brasil (pré-carnaval), com alguns empolgados comparando o lançamento do Cowork com o lançamento do Windows (dando acessibilidade para meros mortais não-técnicos).
IA POR AÍ
Cade do Brasil está se posicionando contra as novas políticas da Meta de anti-concorrência ao limitar chatbots dentro do WhatsApp.
Google Vids recebeu um upgrade do VEO 3.1 nos seus avatares, com lips ync melhorado e expressões mais naturais.
Google começou a remover as respostas do Google AI Mode referentes a alguns tipos de pesquisas sobre medicina.
Meta está investindo em 6,6 GW de energia nuclear através de três parcerias: Vistra, TerraPower e Oklo.
xAI lançará em breve o Grok Build, sua solução voltada para vibe coding.
Higgsfield lançou o Cinema Studio v1.5, com diversos tipos diferentes de câmeras, ângulos, lentes e movimentos de câmera.

OpenCode fechou uma parceria com a OpenAI e agora é possível conectar a sua conta do ChatGPT Plus ou Pro e editar/gerar código sem conectar uma chave API ou gastar créditos.
É a primeira parceria que a OpenAI faz com um app de desenvolvimento para conectar diretamente a conta do ChatGPT em ferramentas de coding externas.
E-COMMERCE
Google UCP: o sistema operacional do comércio

Na internet, o ditado “quem procura, acha” deu lugar ao “quem procura, compra”. E se depender do Google, essa compra vai acontecer diretamente no seu antigo buscador e atual respondedor, com uma ajudinha de ninguém menos que a seleção mundial do varejo: Walmart, Shopify, Target, Etsy, PayPal e Amazon (essa última ficou de fora).
Universal Commerce Protocol (UCP): é a aposta do Google para virar o sistema operacional do comércio online, criando a base e as regras para que outros comerciantes e intermediadores sigam.
A ideia é concentrar descoberta, decisão, pagamento e acompanhamento do pedido em um único fluxo conversacional – enquanto usa inteligência de dados para se afastar dos concorrentes.
Se bem sucedido, o avanço do Google no mundo das compras online promete ter impacto em toda cadeia de envolvidos:
Do lado do Google: tanto AI Mode quanto Search podem levar a experiência de compra direto para o usuário – sem abas infinitas.
Do lado das lojas: estoques, catálogos, promoções e outras infos podem ser conectadas direto ao protocolo.
Do lado do checkout: plataformas de pagamento também são integradas, garantindo o checkout seguro na própria página.
Do lado do consumidor: toda a experiência roda numa página só, com menos etapas e mais confiabilidade.
Para o mercado de e-commerce, a novidade representa mudanças drásticas no seu modus operandi: o funil, os touch-points, a discovery, o checkout, o cupom de desconto, o pedido de ajuda, tudo, tudo se torna uma conversa.
O roadmap do UCP também deixa explícito que o plano é ir além da compra: avançando para cross/up-sell, wishlists, ofertas personalizadas, contas vinculadas, etc.
ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Agent2Agent (A2A)
O A2A é um protocolo do Google para fazer agentes de IA conversarem entre si – como se fosse um “idioma padrão” para um agente pedir ajuda para outro, trocar informações com segurança e coordenar ações, mesmo quando cada um foi feito por uma empresa/framework diferente.
Esse sistema é um tipo de padrão que permite uma “internet de agentes” em vez de integrações frágeis e sob medida; o próprio Google cita o A2A como um dos “transportes” que podem ser usados em soluções como o UCP.
ASSISTENTES
Apple cansou de falhar com a Siri

"E aí, Siri! Lembra de mim?". Se você falar isso e ela não responder com um "Oi, sumido" é porque você faz parte de uma minoria absoluta de quem não abandonou a assistente nos iPhones. Mas a Apple quer mudar isso e vai realmente turbinar a Siri com o Gemini do Google.
A parceria já vinha sendo cogitada desde o ano passado, mas agora é oficial e confirma alguns detalhes que vinham sendo especulados:
O Gemini virará a base dos próximos modelos da Apple;
O Apple Intelligence seguirá existindo, mas como uma camada por cima para integrar ao iOS/macOS.
Uma Siri mais "pessoal" pode chegar no começo do segundo semestre;
Tudo vai rodar em nuvens privadas para manter a segurança de dados – com a etapa do Private Cloud Compute fazendo parte do processo.
O casamento é aberto, então a Apple mantém as portas abertas para outros possíveis parceiros.
Atrasada no setor de IA, a Apple também teria estudado modelos de OpenAI, Anthropic e Perplexity antes de fechar com o Google – que já é sua parça há bastante tempo e com acordos bilionários.
Pode parecer que a Apple está "jogando a toalha", mas a real é que ela está se aliando a uma das líderes do setor para focar onde realmente importa.
PS: o acordo já passou por aprovações na Justiça dos EUA.
cAIxa de Ferramentas by Elephan.ai
Revenue Intelligence is the new "Caderninho do Melhor Vendedor"
Você trabalha com vendas, marketing ou CS e sabe que a riqueza mora nas interações com os clientes? Então vale conhecer a Elephan.ai, plataforma brasileira premiada de Revenue Intelligence que transforma conversas em melhores decisões, processos e mais... vendas!
Funciona assim:
Você instala uma extensão da Elephan.ai e começa a trackear todas as suas conversas com clientes (via Meet, Zoom, Teams, WhatsApp e mais);
A Elephan analisa as conversas, resume, identifica padrões, dá uma nota pro pitch e preenche os principais CRMs automaticamente;
Seu time recebe acionáveis de melhorias e oportunidades não identificadas;
Sua operação aumenta 25% a conversão, como o caso da MarQHR, e/ou gasta 88% menos tempo com tarefas manuais, como é o caso da Alloyal.
Chama o time da Elephan aqui, e veja com seus próprios olhos dados.
*Conteúdo de marca parceira
MEME DA SEMANA


O que achou da edição de hoje?
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

