- AiDrop
- Posts
- 🤖 Contra os deepfakes do mal
🤖 Contra os deepfakes do mal
+ IA por aí: Manus, Microsoft, Freepik, Perplexity e mais...

Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: cerca de 50% dos empregos de colarinho-branco (cargos administrativos, gerenciais, etc.) serão substituídos por Inteligência Artificial – a previsão apocalíptica da vez é de ninguém menos que o CEO da Ford, que emprega + 170.000 pessoas no mundo.
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• Deepfakes: as leis contra o uso indevido
• Publishers: uma guerra contra Chatbots
• Baidu: modelos da China de volta ao ataque
• IA por aí: Manus, Microsoft, Freepik, Perplexity e mais...
• Prompt Like a Pro: Não perca a vaga dos sonhos

SEGURANÇA
Contra os deepfakes do mal

Desculpa avisar, mas com um vídeo curto e más intenções já é possível clonar você também com IA. Pois é… Ela avança tanto que a fronteira entre real e artificial é cada vez mais invisível e os riscos que isso traz não são pequenos. Diante desse cenário, vários países estão correndo para criar leis rígidas no assunto.
Fraudes com deepfakes cresceram 3.000% no ano de 2023 – dado mais recente. E a ameaça não é apenas financeira, pois envolve até uso não autorizado para conteúdo adulto.
Quem puxa a fila da legislação contra os deepfakes do mal é a Dinamarca, que traz uma das propostas mais ousadas (e interessantes) até agora:
Seu rosto, sua voz, sua propriedade: a nova lei dinamarquesa garante que traços pessoais, mesmo gerados por IA, pertencem ao indivíduo. Quase como um copyright humano.
Uso sem permissão? Ilegal! Deepfakes exigem consentimento expresso e burlar isso pode gerar multas pesadas para as plataformas.
Paródias continuam liberadas, mas devem ser claramente rotuladas como IA.
Outras entidades estão tentando reagir de formas diferentes:
Estados Unidos: aprovaram o Take It Down Act, criminalizando deepfakes sem consentimento e exigindo remoção em até 48 horas.
União Europeia: finaliza o AI Act, com foco em transparência e testes de risco para modelos de IA.
Brasil: o PL 2338/2023 cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de IA, liderado pela ANPD.
BRICS: articula medidas éticas conjuntas em cibersegurança e proteção de dados.
A mensagem que as instituições estão passando é clara: regular a IA não é mais uma escolha, mas uma necessidade – que vem junto com uma corrida contra o tempo. E, se a Dinamarca conseguir fazer essa lei pegar, pode inaugurar um novo capítulo nessa disputa de privacidade dos usos da IA.
P.S: Se você tiver um gêmeo muito parecido com você, sinto muito — ele vai poder te trollar, e não vai ser culpa da IA.
MÍDIA
ChatGPT vs Publishers

Qual foi a última vez que você entrou na barra de buscas do Google para fazer uma pesquisa? Agora, qual foi a última vez que você perguntou algo para o ChatGPT? Pois é... Para boa parte dos usuários (menos aqueles que já usam fonte GIGANTE no celular) a IA já se tornou seu mecanismo padrão de interação.
Tem estudo dizendo que até 42% das pessoas já veem o Google menos útil desde que os chatbots surgiram.
A hipótese: as AIs estão tirando visitas do Google e derrubando o tráfego dos sites.
A defesa: a OpenAi diz que eles estão aumentando o número de links para fontes.
O dado: o acesso a sites via IA aumentou 25x na comparação ano/ano.
A verdade: o aumento não compensa as perdas.
E os resultados ainda mostram algo relevante: quem está contra a OAI perde ainda mais. Enquanto os parceiros do ChatGPT tiveram aumento de tráfego (somente via chat) variando entre 5% e 9%, a lista dos não-parceiros não passou de 3%.
Quem está do lado da OpenAI na briga (parceiros de conteúdo licenciado): Reuters, Associated Press, Financial Times, The Atlantic, Time, WSJ, Vox Media, Reddit e muitas outras do mesmo calibre.
Quem está contra a OpenAI (quem não licenciou e ainda processou):
New York Times, Chicago Tribune, Denver Post, IGN, Lifehacker, PCMag, The Intercept e alguns jornais canadenses.
Apanhando de todo lado
Se os publishers sofrem com o ChatGPT, o velho parceiro Google também não estende muito a mão. Desde a chegada dos AI Overviews no buscador o tráfego orgânico para sites de notícias caiu 26,1% (de 2,3 bilhões para 1,7 bilhão de visitas). Em mais dados: as buscas resultando em nenhum clique aumentaram de 56% para 69% no período.
Os grandes sites agora vivem um novo dilema: continuar investindo em SEO ou tentar jogar o jogo das IAs? De toda forma, para quem trabalha com o modelo de negócios da mídia, equilibrar as contas com menos receita de anúncios vai se tornando cada vez mais difícil.
PS: A Cloudflare anunciou um marketplace para que publishers cobrem pelo scraping das IAs.
IA POR AÍ
Browser-use está disponibilizando US$ 5 de graça na API para você testar a plataforma e automatizar tarefas usando o seu agente de IA com navegador.
Manus AI adicionou áudio como formato de resposta e agora você pode converter relatórios extensos em podcasts — disponível no plano gratuito.
China sediou mais um esporte robótico: o futebol. O país já tinha organizado lutas de MMA e uma meia maratona cibernética.
Perplexity lançou o Perplexity Max, um plano premium de US$ 200/mês que conta com buscas e respostas dos modelos Claude 4 Opus e o3-pro.
Freepik eliminou a utilização de créditos para criação de imagens, mas somente para os planos Premium+ e Pro.
Anthropic atualizou o Claude Code e adicionou uma maneira nova de personalizar os hooks na plataforma.
Microsoft anunciou um layoff de 4% de sua força de trabalho. A empresa vai direcionar os custos para investir em IA.
![]() | Higgsfield, a startup com um dos melhores modelos de vídeo da atualidade, recentemente lançou o Higgsfield Soul, um modelo de imagens hiper-realista com ângulos e cores que surpreendem até os olhos mais afiados. A novidade é: o Soul está com algumas gerações gratuitas por dia e você pode testar aqui → |
PROMPT LIKE A PRO
Não perca a vaga dos sonhos
Você está se candidatando a uma vaga e quer saber se seu currículo está à altura? Deixe o AiDrop te ajudar a alinhar suas experiências com o que a empresa procura.
# Atue como um recrutador experiente com foco em seleção por competências.
## Avalie o currículo fornecido em comparação com a descrição da vaga anunciada.
## Identifique pontos fortes, lacunas de qualificação e oportunidades de melhoria na apresentação do candidato.
## Sugira ajustes estratégicos no currículo para aumentar as chances de ser selecionado (ex: reorganizar seções, incluir palavras-chave, reforçar resultados concretos).
# Currículo:
[Cole aqui seu currículo completo / descreva suas experiências profissionais, formação, habilidades e idiomas]
# Vaga:
[Cole aqui a descrição da vaga, incluindo responsabilidades, requisitos e diferenciais desejados pela empresa]
By the way: o Drops está crescendo e precisando de uma forcinha força-bruta na área de vendas. Se você manja dos paranauê e quer entrar em um foguete sem perguntar pra onde, se inscreve aqui!
LLM
Baidu strikes back: o inimigo agora é outro

A fama do Baidu é antiga – vem dos tempos do antivírus e toolbars indesejadas. Mas o que poucos sabem é que a empresa está no ramo dos chatbots desde 2019 com o Ernie Bot – que, na contra-mão da Siri, evoluiu para se tornar um dos LLMs mais relevantes da China, batendo de frente com o DeepSeek e Hunyuan.
Em março, o Baidu lançou os modelos Ernie X1 e Ernie 4.5, que têm uma performance comparável ao GPT-4.5 – mas por um preço até 100x menor A promessa era de que o LLM se tornaria open-source no final de junho. Pois a empresa falou sério!
Foram lançados vários modelos, e uma novidade para quem gosta de vídeos:
Ernie-4.5: nos tamanhos 0.3B, 21B e 300B; com um plus, foram projetados para serem aprimorados por terceiros e podem ser utilizados por qualquer um para fine-tuning.
Ernie-4.5-VL: nos tamanhos 28B e 424B. Já são treinados em Mixture-of-Experts e possuem versão com reasoning; também podem ser treinados a partir da versão Base.
MuseSteamer: um modelo de vídeos que gera clipes de até 10s em 1080p através da plataforma Huxiang.
As novidades do Baidu mostram que a empresa está seguindo os passos de outras gigantes chinesas, como Alibaba, MiniMax e ByteDance. Todas estão entrando na guerra de IAs com múltiplos modelos, forte apelo open-source e o claro desejo de conseguir ultrapassar os limites do ocidente. Resta saber qual vai conseguir…
GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?
Qual deles está fingindo a leiturIA?
![]() Alternativa A | ![]() Alternativa B |
Você consegue acertar qual não é leitor? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
INDIQUE O DROP
Pra sempre sem toolbar
O AiDrop não cobra nada e nem instala barra de ferramentas no seu PC – ou celular, claro. É desse jeito desde a criação da news e vai continuar assim. Se isso tocar o seu coração, você pode nos agradecer indicando o conteúdo para seus amigos e colegas – mas só humanos, sem agente de IA.
É só clicar aqui e pegar seu link de indicação.

O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply