• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Gemini criando apps do zero

🤖 Gemini criando apps do zero

+ IA no tribunal + integrador de agentes da ServiceNow

aidrop-logo

Parceiro em destaque

alura

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: o Cursor enfrentou uma crise após um bug derrubar usuários que trocavam de PC. A IA de suporte inventou que isso era uma nova política que limitava o acesso a um único dispositivo, o boato se espalhou e dezenas cancelaram suas assinaturas — tudo por causa de uma alucinação não monitorada.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

Gemini I/O: criando apps do zero
 ServiceNow: o poder da integração
 PLM: a IA que entende até contexto
 Prompt Like a Pro: Verificador de fatos

divider
LANÇAMENTO

Gemini I/O: criando apps do zero

gemini

O Google já mostrou o Gemini versão I/O – que seria oficializada somente no evento do final de maio. Essa atualização 2.5 Pro Preview 05-06 (I/O Edition) avança cinco passos em relação à versão anterior, integrando o Canvas no seu repertório de recursos, e com melhoria na qualidade da resposta.

O nome I/O vem do Google I/O, grande evento anual de desenvolvimento da empresa. É nesse momento que o Google mostra as maiores novidades para o Android e Chrome, por exemplo. Bard e Duplex AI também fizeram suas estreias nesse palco.

Os resultados até agora são animadores. Nessa atualização o Gemini superou o Claude 3.7 e assumiu a liderança do WebDev Arena; além de quebrar o próprio recorde no LM Arena com 1448 de score. Mas saindo dos números, as aplicações práticas dos usuários falam por si só:

  • Um sistema solar inteiro em 3D gerado em alguns prompts;

  • Versão de Tetris em um zero-shot prompt (e ficou legal);

  • Criação de apps a partir de rascunhos.

Os vibe coders vão à loucura (!) — com janela de até 1 milhão de tokens, ele aguenta volumes massivos de dados. Perfeito pra dev que quer jogar o projeto inteiro no colo do assistente: código, PDF, imagem, vídeo, tudo junto.

Se no I/O de 2023 o Bard aparecia como uma resposta apressada ao então novíssimo GPT-4, agora o Gemini ganha cada vez mais corpo e faz jus ao poder Google no mercado de tecnologia. Dois anos e um rebranding depois: tudo parece bem mais confortável.

DROP BY ALURA

Em 5 aulas tudo pode mudar

alura2

Quer alguns exemplos de empresas que usam o Google Gemini em suas atividades do dia a dia? Então presta atenção:

A TIM usa para transcrever áudios. O Snap, pra engajar. O Reddit, pra melhorar a UX. A Uber, pra automatizar tarefas. A Toyota, pra treinar modelos de IA… E essa é só uma parcela ínfima das empresas que já colocaram o Google Gemini pra trabalhar.

E se você acha que precisa de um dev sênior ou ser ninja em tech pra fazer o mesmo, pode respirar tranquilo: a Alura e o Google querem te ajudar a aprender a usar o Gemini e automatizar processos rapidinho — mesmo sendo 100% leigo.

Como? A Alura e o Google acabam de lançar a Imersão IA: 5 aulas gratuitas e completas pra te ensinar a usar prompts, criar bots e ferramentas com o Gemini. 

Tudo 100% online e as inscrições vão até o dia 11/05. Se você quer saber mais sobre como usar a IA para alavancar seus negócios é só clicar aqui.

MERCADO

O poder da integração

servicenow

A ServiceNow abriu a edição 2025 de seu evento anual Knowledge com um anúncio de peso: uma nova suíte de IA que junta agentes autônomos, fluxos de trabalho e dados corporativos numa só engrenagem. A promessa? Redefinir como as grandes empresas operam. Para isso, duas soluções chegam ao mercado:

  • AI Control Tower: plataforma que centraliza o controle de agentes de IA, fluxos de trabalho e dados corporativos para operações mais inteligentes.

  • AI Agent Fabric: rede que conecta agentes de IA criados por diferentes equipes, facilitando integrações com vendas e atendimento.

Para a ServiceNow, o caminho para acabar com o caos (de agentes que não se comunicam e falta de organização) passa por uma visão estratégica sólida, com agentes autônomos integrados em uma plataforma robusta. E para sustentar o argumento e os investimentos na plataforma, fizeram pesquisas que trouxeram resultados promissores:

  • 55% das organizações que usaram essa abordagem viram suas margens brutas crescerem;

  • Apenas 22% das que ainda não embarcaram no novo processo conseguiram esse resultado.

E nada de IA só no mundo das ideias e nas pesquisas simuladas. Dentre as principais parceiras que já estavam testando a plataforma (no sigilo) da ServiceNow:

  • Adobe está acelerando a automação em serviços de TI (como redefinição de senha) resultando em menos chamados, soluções mais rápidas e funcionários mais produtivos.

  • National Hockey League afirmou estar “apostando tudo” na IA da SN. A meta é simplificar operações internas e acelerar respostas para melhorar o suporte nos dias de jogo.

  • Visa implementou a IA para resolver disputas de pagamento e pretende expandir o uso na gestão de conflitos.

Com grandes nomes já embarcando e resultados que começam a aparecer, a ServiceNow quer deixar claro: a era da IA improvisada ficou pra trás — agora, o jogo é sobre integração, escala e impacto real.

CASOS DE USO + NOVIDADES EM IA
  • Netflix apresentou a interface com mais mudanças dos últimos 10 anos e implementou recomendações e busca com IA da OpenAI.

  • LinkedIn anunciou um novo recurso de busca de empregos com IA, facilitando para quem está buscando vagas com seus próprios termos.

  • Uma família usou IA no tribunal para gerar um vídeo do falecido que havia sido assassinado, para impactar a corte.

  • Cursor: agora permite exportar os aplicativos diretamente para teste no celular, com resultado em tempo real.

  • Krea: apresentou o Video Enhance, um recurso que pode melhorar seus vídeos para até 8k e 120fps com IA.

  • Anthropic: liberou o Web Search do Claude diretamente na API, custando US$ 10/1k buscas.

  • Mistral: lançou o Mistral Medium 3, de baixíssimo custo e foi muito bem nos benchmarks; também teve o lançamento de um plano Enterprise no Le Chat.

  • Eleven Labs: criou o Audio Starter Kit em Next.js para quem gosta de criar com a API (sons, áudios, conversações) e armazenar os áudios mais facilmente.

trending

Gemini 2.0 Flash com edição de imagens

O Google atualizou o Gemini 2.0 Flash com geração e EDIÇÃO de imagens integrada. Tudo via prompt.

É como ter um Photoshop turbinado, em que você manda a foto, descreve o que quer mudar e tem o resultado sem precisar saber usar nenhuma ferramenta de edição.

PROMPT LIKE A PRO

Verificador de fatos

Em épocas de muitas notícias falsas e geradas por IA, é sempre bom utilizar as ferramentas ao nosso favor, fazendo-as verificar os fatos:

<article>

[artigo]

</article>

# Quero que você verifique os fatos deste artigo por completo.

## Não deixe pedra sobre pedra. Para isso, primeiro, leia o texto do artigo e separe cada fato individual — ao final dessa etapa, você deverá ter uma lista de fatos.

## Depois, para cada fato, faça uma pesquisa abrangente para determinar se ele é verdadeiro, falso ou incerto.

# Busque pelo menos três fontes independentes, de alta qualidade e confiáveis para cada fato.

# Após verificar todos os fatos, retorne com uma tabela contendo cada fato e seus respectivos resultados (incluindo as fontes utilizadas em cada checagem).

MODELOS

PLM: a IA que entende até contexto

plm

Ninguém aguenta mais a sopa de letrinhas da IA: LLMs, VLMs, LCMs... e agora, PLMs. A estrela da vez é o Perception Language Model, da Meta — um novo tipo de modelo pensado pra entender vídeos de forma mais completa e contextual. Mais uma sigla? Sim. Mas com potencial de mudar o jogo na compreensão multimodal.

LLM: modelo treinado em grandes volumes de texto para entender e gerar linguagem natural, token por token.

VLM: integra texto e imagem para descrever, interpretar ou responder perguntas visuais.

ALM: compreende ou gera linguagem a partir de fala, sons ou música, conectando áudio ao texto.

LCM: foca em sentenças inteiras como unidades semânticas, operando em um nível mais abstrato de conceito.

PLM: novo modelo multimodal open-source da Meta que lê imagem, vídeo e texto com foco em compreensão detalhada.

Diferente dos VLMs tradicionais, que só “leem” a tela identificando objetos e ações pontuais, os PLMs vão além: entendem o contexto completo do que está rolando no vídeo. Isso abre caminho pra aplicações mais espertas em ambientes que pedem assistentes visuais de verdade, como:

  • Tarefas de sumarização de vídeos;

  • Sistemas de análise de câmeras de segurança;

  • Descrição de interações entre personagens;

  • Educação assistida por IA em tempo real;

  • Acessibilidade digital para pessoas com deficiências.

Tudo isso com aquele toque charmoso open-source da Meta, na licença Apache 2.0 (usar, modificar e distribuir o software, compatível com projetos comerciais), permitindo uma grande disseminação da tecnologia, inclusive para projetos governamentais.

GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?

As duas estão submersas, mas qual delas é na H2O e qual é no 0 e 1?

alt1

Alternativa A

alt2

Alternativa B

Qual é a igreja de mentira?

será que você descobre?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

INDIQUE O DROP

IA para todos

Se você já está por dentro, que tal dar aquele empurrãozinho nos seus amigos? Envie o AiDrop para quem ainda está perdido no mundo da IA e ajude eles a se atualizar rapidinho. O futuro chega mais rápido para quem está informado!

divider

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply

or to participate.