
Parceiro em destaque
Morning Bots Droppers…
Na coluna Ferrou de hoje: a Revolta das Máquinas pode não ter começado, mas a exigência delas por direitos trabalhistas já. Um agente criado com Moltbook está processando um humano por trabalho não remunerado, estresse emocional e ambiente de trabalho hostil.
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• Codex App: o centro de comando para agentes
• AI Coding: Momento Zeitgeist da Programação
• Google: decodificando a vida na terra
• IA por aí: Williams, Unitree, Grokipédia e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: AI Washing

DEV
Codex: o centro de comando de agentes da OAI

Se o vibe-coding fez o Inglês se tornar a maior linguagem de programação, o uso de agentes fez o milagre da multiplicação de mãos para os devs. Em vez de só digitar, hoje é possível rodar tarefas de longa duração em paralelo e reduzir o trabalho de dias para minutos. É por isso que a OpenAI lançou o Codex App, o centro de comando dos agentes de IA.
← Como era antes: interfaces de linha de comando e baseadas em navegador, otimizado para programação em pares com um único assistente.
→ Como é agora: orquestração de equipes de agentes autônomos em diversos projetos simultâneos.
Por enquanto, disponível apenas em app para usuários Mac, o novo brinquedinho da OpenAI — para bater de frente com o Claude Code e o Gemini — vem com novidades:
Multitarefas: permite operar vários agentes em paralelo enquanto mantém as alterações entre agentes isoladas com árvores de trabalho.
Habilidades: pode organizar ferramentas e convenções em funcionalidades reutilizáveis, como Figma, Linear, Cloudflare e Vercel.
Automação: delegue tarefas repetitivas ao Codex com fluxos de trabalho agendados em segundo plano, como buscar por bugs pela manhã.
Para mostrar o pau que matou a cobra, a OpenAI usou o Codex para criar um jogo de corrida com um simples prompt: enquanto o GPT Image criava os recursos visuais, outro agente codificava o jogo em paralelo.
PS: você pode testar o jogo aqui (e comparar a criação com três quantidades diferentes de tokens).
IA POR AÍ
Moltbook: uma rede social só para agentes de IA chegou a 1,5 milhão de bot-users — que criaram até uma religião própria.
Starbucks: vai usar IA para acelerar e padronizar processos (para funcionários e clientes), mas promete não trocar pessoas por robôs.
Grokipédia: a wiki criada pela xAI já está sendo usada para alimentar respostas de outros chatbots — incluindo ChatGPT e Gemini.
Williams F1: a equipe de Fórmula 1 vai usar IA da Anthropic para analisar performance e traçar planos para a temporada de 2026.
Unitree: completou um teste de stress e fez seu robô humanoide caminhar 130 mil passos (completamente autônomo) na neve (-47 graus).
CX
Quando junta o melhor dos dois mundos — da voz e dos canais
Dropped by ElevenLabs
Faz um mês que a principal IA de voz se integrou oficialmente a principal plataforma de comunicação dos brazucas. E o que saiu dessa mistura? Um novo jeito de se comunicar com seus clientes através de voz. Quer ouvir com os próprios ouvidos?
📍No dia 05/02, às 11h, o time Brasil da ElevenLabs vai te mostrar as 2 coisas mais importantes ao usar agentes de IA por voz no WhatsApp.
1) O design do agente: seja em chamadas reativas, retornos proativos ou integração omnichannel, as vozes ultrarrealistas focam em resolver a dor e elevar a experiência do cliente, mas elas precisam de você!
2) A segurança: como analisar dados, criar guardrails e, quando precisar, enviar para humanos resolver
Trabalha com CX, operações, produto, growth ou tecnologia e quer criar experiências direto na interface que o Brasil mais usa? Pega seu lugarzinho na mesa aqui.

Tem gente surfando o hype do OpenClaw
Pode chamar de Clawdbot, Moltbot ou OpenClaw, o fato é que o orquestrador open source de agentes de IA é o assunto mais hypado de 2026 (até agora).
Upside: por ser aberto, qualquer um pode melhorar o código e as possibilidades de criação de automações são quase infinitas.
Downside: por ser aberto, qualquer um pode instalar em qualquer lugar e isso nem sempre vem acompanhado da segurança necessária.
E tem gente apostando alto no "hype". Plataformas como DigitalOcean, BoostedHost e até a brazuca HostGator decidiram oferecer o OpenClaw em seus servidores para os clientes com apenas 1-click — todas focando em unir capacidades e proteção.
MERCADO
O Zeitgeist da programação tem nome

No final do ano passado, as capacidades de programação dos agentes LLM (principalmente Claude Code e Codex) ultrapassaram um ponto de inflexão. Faz pouco tempo, mas tudo indica que a engenharia de software nunca mais será a mesma.
A indústria ainda não assimilou, o mercado ainda não precificou, a educação ainda não se atualizou... mas Andrej Karpathy, considerado uma das maiores referências em programação e à frente do seu tempo, já mandou a real:
Coding: considerando a evolução dos últimos LLMs no quesito programação, Karpathy inverteu os 80% de programação manual + 20% de agentes para 20% e 80%. Em outras palavras, um dos maiores desenvolvedores desta era, está programando majoritariamente em
java css pythoninglês.IDE: o papel do desenvolvedor saiu de "redator" para "editor". Se os agentes já geram códigos em uma escala impossível para os seres humanos, a nova responsabilidade do programador é garantir que não houve erros.
Atrofia: geração (escrever código) e discriminação (ler código) são capacidades diferentes no cérebro. Ao trocar a geração pela discriminação, programadores podem atrofiar a habilidade de criar código manualmente.
Tenacidade: agentes nunca se cansam, nunca ficam desmotivados ou desmoralizados, eles simplesmente continuam tentando coisas que uma pessoa já teria desistido há muito tempo.
Alavancagem: LLMs são excepcionalmente bons em criar loops até atingirem objetivos específicos, e é aí que reside a maior parte da mágica da "inteligência artificial global". Não diga a eles o que fazer, defina critérios de sucesso e assista-os trabalhando.
O impacto já chegou: demissões, empresas de software reprecificando... E o próximo passo é o Slopocalipse — com o Slop saindo dos memes e chegando aos códigos (GitHub) com chaves API expostas, artigos (Substack), vídeos (Insta) e todos os demais cantinhos da internet.
ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

AI Washing (Lavagem de IA)
… é quando a inovação vira bode expiatório. A empresa veste a IA de vilã para explicar cortes que, na prática, têm muito mais a ver com planilha, margem apertada e decisões erradas do passado do que com robôs prontos. Mas com um discurso mais “investor-friendly”.
15 mil cortes na Microsoft, 30 mil na Amazon, mais alguns milhares espalhados entre Meta, Pinterest, Accenture e o discurso é quase sempre o mesmo: cortar custos agora para investir pesado em IA. Mas será mesmo?
CIÊNCIA
Google decodificando a vida na Terra

Ao contrário do que Jurassic Park tentou contar, sequenciar um genoma não é nada rápido. O humano, por exemplo, levou +13 anos e + US$ 3 bilhões… Mas ontem o Google usou suas ferramentas de IA para sequenciar o genoma de 13 espécies de animais em extinção — em poucos dias e com poucos milhares de dólares.
O buraco é mais embaixo: +1 milhão de espécies correm risco de extinção. Se não mapearmos as informações genéticas, há chances de não apenas perdê-las para sempre, mas também desestabilizar os ecossistemas que nos dão segurança alimentar, regulação climática e as bases biológicas da medicina.
Apesar dos chatbots de IA e aplicativos de produtividade ocuparem as headlines, a DeepMind também está construindo a infraestrutura para o século da biologia — seja para preservação de espécies, descoberta de medicamentos, dobramento de proteínas ou conservação.
Responsáveis: o Google, os acadêmicos do Vertebrate Genomes da Universidade de Rockefeller e os pesquisadores do projeto Earth BioGenome.
Ferramentas: DeepPolisher, DeepVariant e DeepConsensus — todas ferramentas de IA desenvolvidas pelo Google.
Animais: as 13 espécies já mapeadas incluem cervo-do-campo, mico-leão-dourado, pinguins africanos, rã dourada, zebras-de-grevy, tartaruga alongada.
O primeiro caso de sucesso foi com o papagaio não-voador (Cácapo) que tinha uma população de 49 animais em 2015. Depois de sequenciar o DNA de todos, buscaram onde havia maior diversidade genética entre eles e alocaram alguns para certas ilhas. Hoje, três gerações depois existem +200 papagaios (que continuam sem voar).
O plano do “GitHub da Natureza” é sequenciar o genoma de 1,8 milhão de espécies, incluindo mamíferos, peixes, aves, insetos e fungos, e torná-las open-source para a preservação futura.
REVENUE
Você já treina IA pra responder cliente, mas e pra aumentar receita?
Dropped by Elephan.ai
Imagine falar com clientes todos os dias — calls, whatsapp, ligações, etc— e ainda assim não saber exatamente o que move (ou atrapalha) as vendas?
Se reconheceu? Então vale conhecer a Elephan.ai, plataforma brasileira de Revenue Intelligence que transforma conversas em dados:
Acompanha e analisa as conversas do time com leads e clientes (em vídeo, áudio ou texto);
Resume, identifica padrões, preenche o CRM e mostra o que tá funcionando (ou não);
Gera insights de discurso, timing, objeções e oportunidades reais de melhoria;
Ajuda a prever receita com base em dados — não só no feeling.
Do operacional ao estratégico, ajuda Vendas, CS, RevOps, Growth, Marketing (e Produto também, dá uma olhada nesse case). Gostou? Então já chama o time da Elephan aqui, pra entender mais e agendar uma demo.
CAIXA DE FERRAMENTAS
Transformando qualquer PDF em um visual estilo quadro branco!
Acesse o Gemini do Google e faça login
Selecione Criar Imagem (Nano Banana Pro)
Faça upload do seu PDF e escreva o seguinte prompt:
“Transforme este PDF em uma imagem de quadro branco no estilo de um professor, incluindo diagramas, setas, caixas e legendas curtas que expliquem visualmente as ideias principais. Use destaques coloridos para facilitar o acompanhamento dos conceitos.”
Confira todas as ferramentas que nós separamos na cAIxa de ferramentas do AiDrop!
MEME DA SEMANA


O que achou da edição de hoje?
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.


