
Hey, Droppers!
Na coluna Ferrou de hoje: o aplicativo independente de IA da Meta está sendo apelidado de "O Lugar Mais Triste da Internet" – já que as conversas e prompts íntimos dos usuários estão caíndo no feed público para todos verem.
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• TikTok: a nova onda dos avatares na criação de ads
• ChatGPT: mais funções de produtividade na área
• Segurança: IA na mira das Leis
• IA por aí: Meta, Equinix, Minimax, OpenAI e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: Superinteligência

MARKETING
Muito além das dancinhas no TikTok

Da mesma forma que nenhum usuário compra uma plataforma C++ ou Java, a maioria dos usuários também não compra IA por si só – mas suas aplicações e os benefícios gerados para marcas ou pessoas. É exatamente por isso que o TikTok está integrando a inteligência artificial na sua plataforma para anunciantes, a Symphony.
A plataforma acaba de ganhar novos recursos que permitem marcas alcançarem um nível de personalização e interatividade inimagináveis sem IA – com ads em vídeo sendo adaptados em tempo real, de acordo com o público:
Anúncios segurando produtos como celulares, cosméticos ou utensílios.
Criando avatares com cenários e aparências diversas.
Com +30 idiomas disponíveis para a criação das narrações dos vídeos.
Para fazer testes A/B infinitos de roteiros, expressões e estilos de fala.
Problemas para uns (influencers reais), oportunidade para outros (influencers de IA). Cerca de ~80% dos usuários da plataforma já dizem preferir anúncios de marcas que entendem e personalizam o conteúdo para o estilo único da plataforma. Com os novos recursos de IA, o TikTok espera aumentar a intenção de compra em 37% e a percepção positiva dos anunciantes em 38%.
Embora o TikTok jure de pé junto que vai rotular anúncios e vídeos gerados por IA, a linha entre o artificial e o real está cada vez mais embaçada. Na prática, estamos entrando em uma era em que cada voz e rosto pode ser apenas uma simulação: convincente, escalável e desenhada para vender.
PRODUTIVIDADE
GPT = Grande Produtividade no Trabalho?

Cerca de 83% dos usuários ativos do ChatGPT dizem que a ferramenta aumentou a sua produtividade no trabalho. São ~332 milhões de pessoas produzindo mais com menos. Apesar disso, a gigantesca maioria deles nunca utilizou as ferramentas de produtividade mais ultra-blaster-mega-of-the-king-the-power: o Projects e os Custom GPTs
Leitor nenhum do AiDrop pode se dar o direito de não conhecê-los, então vem que a gente mastiga para você:
Projects são espaços de trabalho onde é possível agrupar conversas, subir arquivos, fixar instruções e manter tudo organizado por tema - com o contexto salvo indefinitivamente. O acesso acontece pelo menu lateral do ChatGPT
Custom GPTs são assistentes de IA personalizados que você adiciona as instruções, alimenta seu conhecimento com arquivos e pode fazer chamadas de webhooks com ações, ou como um solicitador HTTP.
O Projects, que já era potente, acaba de ganhar novos recursos:
Upload de arquivos direto no app (PDF, planilhas e apresentações…);
Modo de voz disponível no desktop e celular;
Memória contextual mais precisa dentro de cada projeto;
Capacidade de alternar entre os modelos sem perder o histórico;
Chats soltos podem ser convertidos em projetos.
O Custom GPT, também ganhou update e agora é possível escolher qual modelo usar:
GPT-4o: mais versátil, inteligente, com respostas rápidas e multimodais.
o3: mais inteligente em lógica, com recursos de reasoning e execução de código dentro do thinking, incluindo zoom em imagens – e é o melhor modelo para acessar a internet.
o4-mini: escreve muito rápido e é principalmente utilizado em coding.
o4-mini-high: igual ao anterior, com mais tempo em thinking e menos erros.
Em resumo: Projects para organizar arquivos e lembrar, GPTs para personalizar e executar – um vira seu QG de informações, o outro sua equipe de especialistas sob demanda. E entender como usar os recursos pode trazer resultados muito mais completos para qualquer usuário.
P.S: A OpenAI irá desabilitar o uso do GPT-4.5-Preview no dia 14/07.
P.S.2: Leitor do AiDrop que gostou de saber como usar cada modelo pelo pegar um link de indicação aqui e espalhar a palavra para todo mundo.

Foi o número de apps desenvolvidos durante o final de semana através do aplicativo de vibe coding Lovable.
São 86 novos códigos completos gerados por minuto, somente enquanto você lia essa seção, foram +40.
Para comparação, durante os primeiros 5 anos da internet, menos de 250k apps foram criados.
IA POR AÍ
Meta está processando um app que tirava as roupas de pessoas em fotos e já havia veiculado +8.000 ads nas suas plataformas.
Equinix reduziu os custos de IA da Bristol Myers Squibb em 55%, eliminando um gargalo de desenvolvimento de medicamentos para os pesquisadores.
Minimax apresentou o MiniMax-M1, melhor modelo de linguagem até então, com janela de contexto de 1mi tokens de input, com output de 80k tokens.
MoonShot AI, a dona do LLM Kimi lançou o Kimi-Dev 72B, que atingiu uma performance superior a todos modelos open-source no SWE-Bench (coding).
OpenAI criou a página da sua documentação sobre MCP Servers, mostrando que o recurso está chegando em breve para os usuários Plus.
Google está testando adicionar resumos em áudio para as buscas simples da plataforma.
DeepSeek R1-0528 empatou com GeminI 2.5 Pro no primeiro lugar na WebDev Arena – deixando o Claude 4 Opus para trás.
ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Superinteligência
A IA é categorizada em 6 níveis diferentes de inteligência:
Nível 1: Chatbots (o que já temos agora com ChatGPT e outros)
Nível 2: Raciocinadores (capacidade de resolver problemas nível PhD)
Nível 3: Agentes (sistemas que podem passar dias trabalhando por você)
Nível 4: Inovadores (além de obedecer, criam e inovam)
Nível 5: Organizações (uma só IA fazendo o trabalho de toda empresa), a Inteligência Artificial Geral (AGI)
Nível 6: conhecimento sobre-humano, com capacidade de fazer descobertas de formas ainda não concebidas, a Superinteligência (ASI).
Em menos de três anos, saímos do nível 1 para o nível 3 ou 4. Quanto o crescimento exponencial das IAs, quanto tempo até chegarmos no nível 5 e 6?
SEGURANÇA
IA na mira das Leis

Como mais ou menos já dizia o Mestre Yoda: “O medo leva à raiva criação de leis”. E foi com isso em mente que o Estado de Nova York aprovou um projeto que obriga os detentores de modelos de IA a serem mais transparentes em relação à segurança, revelando quaisquer problemas e ameaças que eles possam apresentar.
Dentre as obrigações, as empresas como OpenAI, Google, Anthropic e Meta terão que cumprir as exigências:
Relatórios de segurança para qualquer modelo treinado com mais de US$ 100 milhões;
Avisos obrigatórios se houver incidentes graves (ex: mau uso, vazamentos de dados, comportamentos suspeitos);
Planos para mitigar riscos como a criação de armas autônomas ou bioterrorismo;
Multas de até US$ 30 milhões em caso de descumprimento dos requisitos.
Embora a regra se aplique somente a modelos oferecidos para residentes de NY, o Vale do Silício não gostou – a a16z chegou a dizer que o projeto é estúpido e pode atrapalhar a evolução. Mas, os autores reafirmam que empresas pequenas estão fora da mira e que o foco é em aumentar segurança sem frear inovação.
No Brasil, o Marco Legal da IA (PL 2338/2023) também segue os trâmites para virar Lei. A proposta define regras para IA, foca em direitos, riscos, responsabilidade e transparência no uso de dados e obras protegidas. O texto ainda proíbe sistemas de risco extremo (como armas autônomas), exige responsabilidade civil dos envolvidos e cria uma estrutura regulatória sob a ANPD.
Caso sancionada, a lei se tornará a primeira do país a exigir padrões legais de segurança, e pode se tornar uma referência para os demais estados e países – afetando qualquer usuário das plataformas, certamente. Se vetada, o aviso segue: a janela para colocar limites na IA está cada vez menor.
CAIXA DE FERRAMENTAS
Hunyuan 3D 2.1: transforme imagens em objetos 3D.
Transmonkey: traduza vídeos, imagens ou documentos utilizando IA.
Leonardo AI: crie imagens com diversos modelos de IA.
ChatPDF: converse com o seu PDF como se fosse com um humano.
Fiverr Logo Maker: faça um logotipo com a IA da Fiverr.
MEME DA SEMANA


O que achou da edição de hoje?
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
