Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: a gigante consultoria Deloitte teve que realizar um reembolso de ~US$ 289.000 para o governo da Austrália após entregar um relatório gerado por IA – com citações de artigos inexistentes e decisões judiciais fictícias.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• OpenAI: “O GPT não é só um chat"
• CodeMender: o Vibe Fixer do Google
• Moda: dos algoritmos para as roupas
• IA por aí: Anthropic, AstraZeneca, OAI e Taylor Swift (sim!)
• Me explique como se eu fosse uma criança: Software Development Kit (SDK)

MODELOS

OpenAI: um novo sistema operacional para web

O DevDay é um evento anual da OpenAI para programadores e foi lá que ela bateu o martelo: “o ChatGPT não é mais um chatbot!”. Agora, ele é oficialmente uma plataforma de execução de tarefas e produtos, que integra apps, agentes e modelos em um só lugar. A missão? Reduzir o atrito entre querer e fazer, sem sair da conversa.

Dos 800 milhões de usuários ativos no ChatGPT, 4 milhões são desenvolvedores. 0,5% dos users pode parecer pouco, mas há alguns que já passaram da marca de 1 trilhão de tokens gerados. Pra comparar, isso seria suficiente para gerar ~9,4 milhões de livros de ~80 mil palavras ou em torno de 1 bilhão de imagens.

Três principais anúncios sustentam esse objetivo:

  • Apps in ChatGPT (Apps SDK): agora os desenvolvedores podem criar integrações nos apps a partir de uma conversa (ex: Figma criando diagramas a partir de texto, Spotify criando playlists via chat etc).

  • AgentKit: na mesma estrutura que sistemas de automação, é um editor drag and drop com pouco uso de lógica de programação para executar fluxos completos com agentes de IA.

  • Codex: agora o modelo de coding tem integração com o Slack e IDEs, dashboard de administração, ganhou SDK próprio e ficou 50% mais veloz para revisar códigos.

  • Modelos novos na API: Sora 2, Sora 2 Pro, GPT-5-Pro e GPT-Image-1-mini – todos com preços competitivos.

Zoom Out: a comunidade de automação ficou atenta com o AgentKit; a OpenAI já matou algumas startups integrando recursos dentro do GPT e, agora, está mirando no coração das ferramentas de automação low-code (como n8n, Make e Zapier).

Zoom In: o mercado agora vê seus players bem definidos. A Anthropic foca em criar o melhor modelo de coding, Google expande seu portfólio antes do Gemini 3.0… E a OpenAI está focada em criar uma nova economia, conectando quase 1 bilhão de pessoas a produtos, lojas, plataformas e apps em seu próprio ecossistema.

PS: Jony Ive marcou presença no final do evento para atualizar sobre seu device com a OpenAI – que vai ser mais de um e há 15-20 ideias sendo exploradas. Ou seja: nada pronto até agora!

IA POR AÍ
  • Anthropic está disponibilizando em open-source uma das suas bibliotecas de testes de comportamento do Claude, para detectar bajulação e falsificação.

  • AstraZeneca fechou um acordo de até US$ 555 milhões para usar a plataforma de IA “AlgenBrain” na descoberta de novos alvos em imunologia.

  • Universidade de Liverpool desenvolveu um teste sanguíneo que pode detectar Alzheimer com anos de antecedência.

  • OpenAI fez um processo de acqui-hire da startup Roi, que administra despesas pessoais utilizando IA; futura feature do GPT?

  • Taylor Swift perdeu mais de 1 milhão de seguidores no Instagram após utilizar IA na promoção do seu novo álbum.

Depois de meses de testes em beta fechado (via convite), o Perplexity Comet foi lançado oficialmente e está disponível para download no Windows e macOS, com previsão de lançamento para dispositivos móveis em breve.

Baixe e teste o navegador agêntico do Perplexity aqui →

VIBE CODING

CodeMender: o Vibe Fixer do Google

O paradoxo do vibe coding: enquanto permite que quem não entende de programação também crie seus apps; a falta de conhecimento desses mesmos criadores deixa passar muitas brechas de segurança nos códigos. Aí o Google viu isso, foi pro front e colocou o DeepMind pra criar o CodeMender – um agente que conserta os erros.

Na prática, o vibe fixer CodeMender funciona como uma linha de montagem para correções:

  • Combina modelos de raciocínio com ferramentas de análise em ambientes de teste para propor mudanças seguras;

  • Detecta as vulnerabilidades reativas e proativas, isolando a causa em módulos/linhas específicas;

  • Gera soluções para o problema e reescreve trechos para eliminar bugs;

  • Valida automaticamente e, se funcional, envia a atualização diretamente para o GitHub.

Os testes principais já mostram resultados: em seis meses de experimentos o sistema colaborou em 72 projetos open-source, totalizando mais de 4,5 milhões de linhas verificadas.

O CodeMender não está só! No fim de setembro, a OX apresentou a VibeSec, que também atua sobre o Vibe Coding. Mas diferente das soluções que revisam a aplicação pronta, ela se integra ao gerador de código e às políticas internas das empresas, bloqueando brechas antes mesmo de elas entrarem na versão final.

Em um mundo onde mais de 40% dos desenvolvedores juniores admitem implementar códigos gerados por IA que não entendem completamente, ferramentas como o CodeMender podem ser essenciais para a validação da segurança de SaaS e infraestruturas empresariais.

ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Software Development Kit (SDK)

É um conjunto pronto de ferramentas – bibliotecas, exemplos de código, documentação e utilitários – que desenvolvedores usam como uma “caixa de peças” para conectar funcionalidades complexas (pagamentos, login, acesso a sensores etc.) aos seus apps sem precisar implementar tudo do zero.

Na prática, usar um SDK é como montar um móvel seguindo instruções: você instala as peças prontas, copia exemplos e chama funções já testadas, o que torna o trabalho muito mais rápido, menos sujeito a erros e acessível mesmo para quem não quer mergulhar em todos os detalhes técnicos.

TRENDS

IA tá na moda: dos algoritmos para as roupas

Se um dia a moda foi definida pelas passarelas, hoje as tendências explodem – e desaparecem – nas timelines do TikTok, Instagram e Pinterest. E com tantos dados online, empresas e plataformas de varejo estão usando IA para fazer todo o possível para não perder nenhuma onda.

Na prática, o trabalho das IAs se parece com um termômetro da moda: modelos treinados em milhões de imagens e posts encontram "sinais fracos" (uma cor que aparece mais, algo que vira meme) e transformam isso em previsões acionáveis. As aplicações mais comuns são:

  • Geração de imagens para testar variações (ex: transformar a camisa azul em vermelho antes de pedir amostras);

  • Monitoramento em tempo real de redes sociais para achar as tendências emergentes;

  • Otimização de catálogo para definir quanto de cada item produzir e para quais mercados – reduzindo também desperdícios;

  • Try-ons virtuais e experiências personalizadas que aceleram a decisão de compra.

Saindo da teoria: as empresas que trabalham com dados visuais afirmam ter previsto tendências como estampas pontilhadas, a volta das sandálias flat-thong e o aumento do uso do amarelo, peças que apareceram nas passarelas e agora estão bombando nas cadeias de varejo.

O uso da IA tem encurtado os ciclos de lançamento de meses para semanas. Ainda assim, especialistas da WGSN e outras consultorias afirmam que virais nem sempre viram compras e o contexto cultural + curadoria continuam essenciais. Melhor não contar só com o ChatGPT na hora de montar o lookinho!

PS: ficar na moda do conhecimento também é bem fácil e você pode ser um trend-setter. Sabe como? Indicando o AiDrop pros amigos agora mesmo!

STARTUP CORNER

Morar nos EUA não precisa ser difícil, demorado ou caro

Se você é founder ou tem uma carreira de destaque, a Jumpstart desenvolveu um processo utilizando IA para acelerar o caminho e reduzir os custos de imigração pra você:

  • Green card e vistos de trabalho 

  • Valores até 50% menores que escritórios tradicionais

  • Consiga seu visto ou seja reembolsado

  • Aprovação em até duas semanas para founders

Confira todas ferramentas que nós separamos na cAIxa de ferramentas do AiDrop!

*Conteúdo de marca parceira

MEME DA SEMANA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

0 comments

or to participate

Veja as edições anteriores

No posts found