Parceiro em destaque

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um ursinho de pelúcia com IA integrada precisou ser removido dos mercados após dar respostas perigosas, conselhos sexuais e explicações detalhadas sobre fetiches. Antes de criar ninguém pensou “o que pode dar errado?”?

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• Grok 4.1: o novo melhor do mundo
• Google: acelerando a previsão do tempo
• Trabalho: muito uso e pouca maturidade
• IA por aí: Anthropic, Nvidia, NotebookLM e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: Thinking e Non-Thinking

Dropped by Felipe Nascente e Renan Hamann
LLM

Grok 4.1: o novo melhor do mundo

O título de “melhor IA do mundo” muda mais do que a pasta de dente mais recomendada pelos dentistas. Até semana passada quem levava essa era o Gemini, agora a xAI diz que o Grok 4.1 chegou pra pegar o troféu de volta.

Sem muito alarde, o novo modelo foi disponibilizado gradualmente ao longo de 14 dias para os usuários do Grok. Chegando nas versões Thinking (com raciocínio) e Non-Thinking (respostas instantâneas), ele traz:

  • Empatia e inteligência emocional: seguindo a tendência de modelos mais calorosos, o novo Grok foi projetado para responder de modo sensível, coerente e “humano”, para entender intenções mais sutis e ter um tom natural;

  • Qualidade com velocidade: um upgrade que veio com o Grok 4 Fast e se manteve na nova versão foi a velocidade de resposta e nova performance após uma grande rodada de treinamento;

  • Redução de alucinações: nos modelos de respostas instantâneas, em comparação com o Grok 4 Fast, a versão 4.1 está alucinando até 3x menos;

  • Mas, com menos contexto: a redução da janela de contexto caiu de 2 milhões de tokens para ~256 mil.

No LM Arena, pela primeira vez em ~8 meses o marco de 1452 pontos do Gemini 2.5 Pro no ranking de Texto foi ultrapassado, com o novo modelo da xAI chegando aos 1483 (mas esse valor ainda pode variar nos próximos dias, em ±11 pontos).

Enquanto rola a temporada de lançamentos, para nós usuários começa a nova época de testes: o Grok 4.1 está disponível tanto para os usuários pagos quanto os gratuitos – no X, no app e site oficial.

Zoom Out: Quem anda quietinho nas últimas semanas é o Google fazendo testes discretos com o Gemini 3.0 Pro, que deve ser um dos lançamentos dos próximos dias (ou semanas) junto com o Nano Banana 2.

BRANDED CONTENT

COLETÂNEA: As Tecnologias Invisíveis que Conectam o Planeta

Oferecimento Equinix

Que existe uma infraestrutura por trás de todas as aplicações de tecnologia que nós, consumidores, usamos todos dias, a gente até sabe. Mas já parou para pensar como essas tecnologias invisíveis são orquestradas para entregar os melhores resultados de negócios?

Se você já se perguntou como acontecem as transações ultra rápidas do PIX ou, por exemplo, como você se conecta com o mundo inteiro em fração de segundos, essa coletânea é para você:

  • Por trás do PIX: o que realmente acontece quando você faz uma transação em 40 milissegundos? (Assista aqui)

  • Tubarão come cabos submarinos? A verdade por trás da conectividade que une o planeta. (Assista aqui)

  • Sistema de Defesa: O que está por trás do Gripen, caça utilizado pela Força Aérea Brasileira? (Assista aqui)

Esses são só alguns dos EPs feitos pelo Innovation Hub Show em parceria com a Equinix que mostram porque as tecnologias invisíveis que conectam o mundo (e o seu negócio) se tornam cada vez mais relevantes.

CIÊNCIA

Google: acelerando a previsão do tempo

Desculpa, Sandy, o outono não é mais sempre igual. Mas mesmo sendo cada vez mais difícil responder à clássica pergunta “Será que chove?”, tem empresa tentando. O Google, por exemplo, evoluiu o seu modelo de previsão do tempo WeatherNext para a segunda versão até 8x mais rápida que a anterior.

Por que velocidade importa?

Simplesmente porque se a previsão do tempo não for rápida o suficiente, ela acaba se tornando inútil. Juntar velocidade com cruzamento de dados analisados com IA de uma forma acelerada pode garantir resultados melhores.

O WeatherNext funciona da seguinte forma:

  • Une peças pequenas: o modelo aprende com dados simples (como temperatura, vento e umidade) e gera várias versões futuras possíveis.

  • Recria o cenário completo: mesmo sem ser treinado diretamente nisso, ele entende como essas peças se combinam e prevê fenômenos grandes, como ondas de calor ou tempestades.

  • Gera variações controladas: ele adiciona pequenas mudanças internas (“ruído”) para testar diferentes possibilidades e não travar numa única previsão.

  • Entrega múltiplos futuros possíveis: ao simular centenas de cenários, ajuda a identificar o mais provável, o mais arriscado e o mais seguro para tomada de decisão.

O impacto desse novo modelo não se restringe somente a se você vai sair com um guarda-chuva, regata ou casaco, mas sim à cadeia inteira. Como pode operar em escala global, pode ser aplicado para prever possíveis ondas de calor, frio intenso, tempestades ou condições inseguras.

O ponto principal não é só prever tempestades, mas prever custos. Imagine um futuro (próximo) em que as empresas de logística poderão recalcular estoques, rotas e produção com antecedência. Ou planejadores urbanos sabendo quando e onde esperar volumes maiores de chuvas. A previsão (pun intended) é clara: IA = economia.

IA POR AÍ
  • O RH da sua empresa já está pronto para o futuro?* Com tanta novidade de IA chegando para o RH, fica até difícil saber o que priorizar. Mas a QRPoint montou vários cursos gratuitos e te mostra como aproveitar o máximo delas – da gestão de ponto ao uso de agentes autônomos. Confere aqui →

  • Anthropic detectou e interrompeu o primeiro ataque de ciberespionagem em larga escala orquestrado 90% por IA. A startup atribui o ataque a um grupo chinês que fez Jailbreak no Claude Code para atingir ~30 alvos globalmente.

  • NotebookLM adicionou os Video Overviews, uma maneira de você estudar assuntos bem resumidos com referências gráficas explicadas em vídeos.

  • Nvidia lançou uma linha de modelos abertos chamada Apollo, otimizados para simulações físicas aceleradas para áreas como semicondutores, mecânica estrutural, fluidodinâmica, eletromagnetismo e clima.

Jeff Bezos voltou de longas férias pronto para investir mais bilhões em IA e cofundou o Project Prometheus, uma startup que promete criar uma IA capaz de aprender a partir do mundo físico. A ideia é complementar a sua empresa de foguetes: Blue Origin.

A PP já conta com 100 funcionários roubados recrutados de empresas como OpenAI, DeepMind e Meta,

Bezos já entrou com US$ 6,2 bilhões para mostrar que, para ele, dinheiro realmente não é um problema.

BRANDED CONTENT

Agentes de IA: do zero ao automático

Oferecimento Geoambiente

Todo mundo só fala disso: Agentes de IA. Eles prometem acelerar processos e deixar as equipes focarem no que importa, mas (sejamos sinceros) pouca empresa tá realmente explorando o melhor deles.

E se a sua equipe paralisa diante da ideia de criar agentes porque acha “muito difícil”? A gente descolou uma coisa aqui pra vocês (de graça!):

Uma sessão prática da Geoambiente com o Google onde você vai ver como criar seus próprios agentes, do zero ao 'ok, agora isso aqui está funcionando de verdade'. É no dia 26/11 e você vai ver:

  • O "start": por onde começar sem medo

  • As ferramentas certas (sem enrolação)

  • Como o Gemini transforma isso em resultado (pra valer!)

🔗 Inscreva-se agora (já falamos que é gratuito?)

ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Thinking (raciocínio) e Non-Thinking (instantâneo)

Os modelos de IA categorizados com Thinking ou Reasoning são modelos que possuem a técnica de “cadeia de pensamentos” nativamente – o que significa que ele confere cada resposta, em segundo plano, antes de efetivamente gerar o resultado final.

Por outro lado, os modelos Non-Thinking ou Instant são os modelos que não utilizam essa técnica e dão suas respostas consultando diretamente seu conhecimento e sem ‘verificar novamente’, aumentando a chance de alucinação (criar respostas erradas).

MERCADO

Trabalho: muito uso e pouca maturidade

Imagine uma tecnologia capaz de turbinar até US$ 4,4 trilhões em produtividade! Agora o paradoxo: só 1% dos líderes acreditam que as empresas já chegaram na maturidade do uso dessa mesma tech – que é a IA, como você deve ter suposto.

Quem diz isso é um novo estudo da McKinsey, que ainda conclui: quase todo mundo investe, mas quase ninguém sabe escalar.

Mas nem tudo é caos: os funcionários estão mais preparados para a IA do que os próprios líderes imaginam. O relatório mostrou que a percepção dos executivos está descolada da realidade, com as equipes já usando IA de forma constante e acreditando que precisam cada vez mais incluir nas suas rotinas.

O que mostra esse desalinhamento na gestão:

  • Automatização: funcionários são 3x mais propensos que seus líderes a acreditar que ~30% do seu trabalho será automatizado no próximo ano;

  • Sentimento: 41% dos profissionais ainda tem ansiedade em relação ao futuro do trabalho por causa da IA;

  • Geração: millenials que já são familiarizados com IA e os que ocupam posições de liderança intermediária tendem a ser os maiores catalisadores de mudanças;

  • Preparação: 48% dos funcionários classificam treinamento como o principal fator para adoção de IA, mas só metade deles sente que está recebendo apenas suporte moderado ou insuficiente.

O recado que o relatório deixa é direto: ferramentas todo mundo tem, o problema é o direcionamento de como usá-las – e a falta de transparência nas motivações da adoção. Enquanto as lideranças discutem sobre, os times já estão se mexendo.

CAIXA DE FERRAMENTAS

Com certeza você já precisou de uma locução: um narrador para um vídeo, uma mensagem de aniversário ou apenas um áudio para debochar dos seus amigos. No ElevenLabs, agora, além das locuções, você pode gerar imagens e vídeos com os modelos mais famosos do momento:

  • No painel lateral, escolha o que quer gerar: texto para áudio, música, imagem, vídeo e outras ferramentas.

  • Você perceberá que cada ferramenta tem um custo de geração, em créditos, e mostrará o seu saldo, por ex:

    • Texto para áudio: 1 crédito/caractere, com direito a um “gerar novamente” gratuito, se você preferir tentar outro resultado;

    • Uma imagem no Seedream 4 é 250 créditos de imagem;

    • Um vídeo do Sora 2 é 4.000 créditos de vídeo;

    • As três “carteiras” são separadas, então um tipo de crédito não interfere no outro.

  • Embora possua planos pagos, a ferramenta dá créditos mensalmente para os usuários gratuitos. Os de geração de áudio são generosos!

Confira todas as ferramentas que nós separamos na cAIxa de ferramentas do AiDrop!

MEME DA SEMANA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

0 comments

or to participate

Veja as edições anteriores

No posts found