• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Grok e os "parças" 3D

🤖 Grok e os "parças" 3D

+ IA por aí: Microsoft, Zuckerberg, Moonshot, VEO 3 e mais...

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: pela segunda semana consecutiva de incidentes, o Grok da xAI apareceu declarando seu sobrenome como “Hitler”. A xAI teve que fazer outro pronunciamento pedindo desculpas e dizendo que o problema foi corrigido.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• Grok Companions: o chatbot em 3D
• IA na moderação: ajuda ou solução?
• Comet: agente (navega) como a gente!
• BYD: dominando a arte da baliza
• IA por aí: Microsoft, Zuckerberg, Moonshot, VEO 3 e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: NLP

divider
CHATBOT

Grok Companions: o chatbot em 3D

Já que o aumento da solidão dos humanos por causa do uso de chatbots não estava suficiente, a xAI decidiu lançar Companheiros de IA no Grok. Isso mesmo, agora o chatbot tem avatares de IA em 3D, que interagem em tempo real com o usuário em chat de voz.

Aproveitando a “personalidade” do Grok e suas capacidades de personalização, os AI Companions possuem duas versões distintas:

  • Bad Rudy: um panda vermelho "com o compasso moral de um rato de esgoto" – palavras do próprio sistema – feito para falar bobagens sem filtro.

  • Ani: uma garota com um estilo gótico, que ama animais e é “secretamente nerd” (algo muito específico).

  • Esses personagens devem ganhar uma terceira opção em breve.

Com uma certa “gamificação”, as interações dos usuários vão ganhando pontos e elevando a relação com o Companion em alguns níveis, sendo que o 5º nível pode desbloquear recursos – incluindo um modo NSFW.

Nesse “último degrau”, a internet foi pro brejo: ASMR sensual, papos picantes e todo tipo de bizarrice dominaram o X — mostrando que a estratégia de viralizar no caos do Grok ainda cola, mesmo dias depois do MechaHitler e da debandada da CEO Linda Yaccarino.

Se você está se perguntando “por quê?”, a resposta é relativamente simples. Plataformas de AI Companions já somam mais de 500 milhões de visitas mensais – mesmo com polêmicas como as do Character AI.

Somando isso à fama do Grok ser “menos certinho” que seus rivais, essa é claramente mais uma grande oportunidade para a xAI surfar nos trendings e garantir terreno para a expansão do Muskverso.

IA POR AÍ
  • VEO 3 está aceitando entrada de imagens para dar início à geração de vídeos dentro do Gemini App.

  • Moonshot lançou a nova versão do seu LLM, Kimi K2, com 1 trilhão de parâmetros. Com modelo Mixture-of-Experts, supera o GPT-4.1 e DeepSeek R1-0528.

  • NotebookLM atualizou e recebeu a seção “Notebooks em Destaque”, como uma galeria pronta para você estudar.

  • Microsoft está testando o recurso “Descreva essa imagem” em computadores com Copilot+.

  • Anthropic liberou uma biblioteca inteira de conectores MCP dentro do Claude, com instalação fácil via 1-click.

  • Mark Zuckerberg anunciou o investimento no seu mais novo data center, que vai usar até 5 gigawatts e será ligado em 2026.

  • A indústria de seguros está sendo impactada pela evolução da IA, otimizando sinistros, subscrição, detecção de fraudes e interações com clientes.

REDES SOCIAIS

Moderação tem solução?

Ao mesmo tempo em que a moderação nos conteúdos online é cada vez mais necessária, ela também é cada vez mais complexa… E se expor moderadores a conteúdos sem filtros pode resultar em experiências bem traumáticas, qual a saída? A resposta para subir as muralhas pode estar justamente na IA.

Com público mais jovem e a necessidade ainda maior de proteção, o Roblox, por exemplo, usa sistemas de machine learning há cinco anos para moderar conteúdo, tendo ainda o apoio de milhares de humanos – somando uma força-tarefa para verificar bilhões de mensagens em 28 idiomas, todos os dias.

As grandes plataformas também vêm desenvolvendo sistemas mais robustos para a moderação de conteúdo, com o objetivo de bloquear a publicação deles antes mesmo de haver qualquer visualização humana:

  • Meta: está focada nas regras de comunidade sendo supervisionadas por uma IA, analisando textos e fotos, bloqueando comportamentos suspeitos.

  • YouTube: além de usar IA para detectar direitos de imagem, também emprega automação para identificar tópicos sensíveis.

  • TikTok: usa um sistema híbrido entre robôs de detecção de conteúdo ofensivo e humanos, visando impedir que usuários tenham acesso a materiais fora das diretrizes da plataforma.

Em testes fechados, sistemas de moderação via IA já conseguem identificar conteúdos ofensivos com até 90% da precisão humana. O problema? Hoje, a principal limitação é o custo. Só para fazer uma varredura na biblioteca do YouTube seria necessário um investimento de alguns trilhões de dólares.

Claro que a redução de força humana na moderação gera alguns pontos de atenção: (i) a carreira pode perder vários postos de trabalho em todo mundo e; (ii) máquinas tendem a entender menos contextos e nuances.

Não existe uma solução definitiva para o problema “moderação”, mas é fato que o tema exige investimentos e proteção para quem é exposto a ela.

No momento, a melhor saída parece ser mesmo usar IA para um filtro automático e humanos para revisar protestos ou responder a denúncias de outras pessoas. Mas será que em algum momento os robôs moderadores serão capazes de resolver tudo?

trending

Você mesmo! 

A habilidade mais cobiçada pelos recrutadores hoje: entender de IA.

Se você quer se destacar no mercado e aprender a integrar a IA e a inovação no contexto dos dados, tecnologia e gestão, que tal estudar com a instituição de ensino superior mais prestigiada do Brasil?

Os MBAs da USP/Esalq são 100% online, com certificado USP e foco em aplicação prática.

Escolha entre Data Science e Analytics, Engenharia de Software ou Gestão de Negócios e IA — e prepare-se para liderar o futuro.

Clique aqui para conhecer os MBAs em tecnologia da USP/Esalq.

*Conteúdo de marca parceira

ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

NLP: Natural Language Processing

Processamento de Linguagem Natural (NLP) é uma área da inteligência artificial que permite que computadores entendam, interpretem e respondam à linguagem humana de forma semelhante a como as pessoas fazem, facilitando tarefas como tradução automática ou assistentes virtuais.

É como ensinar uma máquina a "conversar" e processar textos ou falas do dia a dia, tornando a interação entre humanos e tecnologia mais natural e eficiente.

NAVEGADORES

Agente (navega) como a gente!

Você ainda navega na internet preenchendo informações e arrastando o mouse como faziam os incas e astecas? A gente também, mas quem tem agente não. O futuro dos navegadores está justamente em se tornarem agênticos. Ou seja: que eles “façam o trabalho sujo” por você.

Na prática, navegadores agênticos como o Perplexity Comet (anunciado na semana passada) podem resumir emails, agendar reuniões, automatizar processos e até realizar tarefas de forma autônoma – incluindo enfrentar o caos de um site de ingressos para fazer as compras por você.

O Comet é o mais falado nesses últimos dias, mas com a grande barreira do custo de US$ 200 por mês e acesso limitado, está longe de ser o grande nome do segmento. Quem também está nessa disputa querendo desbancar o Chrome?

  • Dia Browser: focado em personalização via comportamento do usuário, permite interações entre abas via prompts; está em beta desde junho.

  • OpenAI Browser: uma promessa recente da OpenAI, deve integrar agentes para tarefas complexas, via interface de chat.

  • Outros navegadores: opções como Microsoft Edge com Copilot (para resumos e redação), Brave (com IA para privacidade) e Opera com Aria (para respostas rápidas) estão aprimorando recursos, mas ainda estão longe da autonomia agêntica.

Entendendo esses movimentos já anunciados e também temendo o que virá integrado ao aguardado navegador da OpenAI, o Google também está testando o Gemini como agente integrado ao Chrome, visando automação em buscas e serviços – e garantindo o uso do seu buscador, é claro.

É claro que a disputa está só começando e ainda vamos ver muita função sendo integrada aos agentes nos próximos meses. O que fica claro é que a nova era dos navegadores está oficialmente se tornando realidade.

CAIXA DE FERRAMENTAS

Você precisa fazer aquela apresentação de última hora com poucos prompts ou quer se planejar pra fazer uma apresentação bem detalhada com várias referências e muitas opções de personalização?

  1. Abra o Gamma App

  2. Crie um novo arquivo usando IA

  3. Escolha a sua origem: anotações, gere um texto ou importe um TXT/PDF.

  4. Selecione o formato de saída: website, apresentação, documento ou rede social

  5. Gere sua apresentação e edite os módulos conforme necessário

  6. Exporte ou compartilhe

VEÍCULOS AUTÔNOMOS

BYD dominando a arte da baliza

Os carros da BYD agora podem passar no teste do Detran – pelo menos no de baliza. Como? Uma atualização no sistema de mais de 1 milhão de veículos da marca na China está adicionando a funcionalidade “Estacionamento autônomo”.

Tem outros carros que já fazem isso, mas a BYD vai um pouco além e traz um diferencial inédito: a própria marca está assumindo responsabilidade legal e financeira para o caso de algo dar errado no uso. Ou seja: se uma “estacionada automática” causar um acidente, quem paga pelo conserto é a fabricante. Se rolar processo, quem responde também. É um nível de confiança para poucos.

O nível de autonomia do novo sistema é o L4 (totalmente autônomo, com supervisão humana), maior que o L2 (semiautônomo) da Tesla – lembrando que a montadora de Musk já testa sistemas totalmente autônomos para entrega de carros novos.

Por enquanto, tanto a novidade quanto as responsabilidades da BYD estão limitadas ao mercado chinês. Mesmo assim, com certeza muito brasileiro de carro elétrico já vai contando os dias para não precisar mais suar frio na hora de se encaixar numa vaga apertada.

MEME DA SEMANA
divider

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply

or to participate.