🤖 Jesus de IA

+ Casos de Uso: Mesho, Drones, QuickBooks, IMAX, Coca-Cola, Covid

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: uma pesquisa relatou que +10% da força de trabalho da Coreia do Sul é feita por robôs. A cada 10k trabalhadores, 1.012 são máquinas - um aumento em 5% desde 2018.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

  • Jesus de IA recebendo confissões digitais

  • Clonando humanos em versões digitais

  • FLUX.1: reestiliza, preenche, edita e remove

  • Os Casos de Uso: Mesho, Drones, QuickBooks, IMAX, Coca-Cola, Covid

  • Me explique como se eu fosse uma criança: Modelos de Difusão

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Confessando para um Jesus de IA

jesus, igreja, inteligência artificial, deus in machine

Que o emprego dos call centers, dos redatores, dos editores de vídeo e até dos engenheiros de software estavam ameaçados pelos avanços da IA todos já sabiam. Mas quando essa ameaça chega no reino dos céus, é hora de se preocupar. A Capela de São Pedro em Lucerna, Suíça, lançou um Jesus de IA.

A instalação foi nomeada de Deus in Machina e permite que visitantes fiéis:

  • Interajam com um Jesus virtual em +100 idiomas;

  • Oferendo conversas espirituais através de um avatar de IA;

  • O avatar foi montado no confessionário da igreja;

  • Visitantes fazem perguntas teológicas e recebem respostas em tempo real.

Depois de +1000 interações, a igreja descobriu que 2/3 dos participantes descreveram o encontro como espiritual, sentindo-se inspirados e surpresos. Mas outros acharam as respostas cliché ou inconsistentes.

🤖 Casos de Uso

  • Mesho, um e-commerce indiano, reduziu o custo em 75% de ~60.000 calls diárias de Customer Service usando IA generativa.

  • Pesquisadores usaram um drone com IA e descobriram 303 novos desenhos gigantes no deserto do Peru, chamados de Linhas de Nazca.

  • QuickBooks agora usa IA para automatizar tarefas financeiras como criação de faturas, categorização de despesas e gestão de contas.

  • IMAX vai usar IA para traduzir idiomas em tempo real no cinema, como jogos ao vivo e diminuição do custo de tradução para filmes.

  • Coca-Cola usou IA na criação dos anúncios de natal deste ano e deu o que falar.

  • Covid e TEPT: um cientista usou IA e redes sociais para detectar sintomas de transtorno de estresse pós-traumático em pacientes que tiveram covid.

🤖 Novidades em IA

  • RunWay cansou de fazer só vídeos, agora também faz imagens com o Frames, imagens absurdas ao nível MidJourney dentro do Gen-3 Alpha/API.

  • Anthropic criou um sistema de avaliação de benchmarks que também calcula os erros.

  • Lightricks lançou o LTX-Video, um modelo de geração de vídeos open-source que gera até 24FPS com uma qualidade impressionante.

  • Samurai AI é um concorrente novo ao Segment Anything Model 2 da META, superando em qualidade de segmentação.

  • OuteAI anunciou o OuteTTS, um modelo de text-to-speech multilingual tão leve que pode rodar em um Rasberry Pi.

  • OminiControl, baseado no FLUX.1 Schnell, é uma ferramenta de edição de imagens open-source.

  • Nvidia apresentou os Sana 0.6B e 1.6B, que geram imagens até 40X mais rápido que o FLUX. Também lançou o Fugatto, que permite criar e modificar áudio, como música, vozes e sons, a partir de comandos de texto e áudio e o Edify 3D, que gera modelos 3D complexos.

  • Perplexity AI e Quartr se unem para dar aos investidores de varejo acesso a informações financeiras de nível institucional.

Trending: Se você gosta de usar LLMs localmente, o Jan.ai é uma ótima alternativa open-source com interface simplificada e similar ao ChatGPT.

Além dos modelos offline, você ainda pode usar as suas APIs da OpenAI, Claude, Groq e outras

PROMPT LIKE A PRO

Seja você do time de desenvolvimento, de produto ou de engenharia, tem uma coisa em comum que os une: o usuário. E se antes, você precisaria gastar horas de sola de sapato para ter os primeiros insights, com IA você leva minutos:

Prompt Like a Pro | Desbravando problemas do usuário

# Você vai atuar como um especialista sênior em Experiência do Usuário e ajudar nosso time a identificar problemas críticos em funcionalidades específicas do produto.

# Nosso time está investigando problemas potenciais relacionados à [funcionalidade x], que tem o objetivo de [objetivo y, ex: facilitar buscas de produtos, automatizar relatórios, realizar pagamentos digitais etc]. 

## Os principais desafios percebidos são: [desafio 1], [desafio 2] e [desafio 3].

### Seu desafio é nos ajudar a identificar, de forma detalhada, os possíveis problemas enfrentados pelos usuários, considerando os seguintes aspectos: a) Barreiras de usabilidade, b) Limitações de acessibilidade, c) Aderência às expectativas do usuário 

### Além disso, forneça:
- Um diagnóstico inicial dos possíveis problemas enfrentados pelos usuários.
- Sugestões de perguntas ou métodos de pesquisa que podemos usar para aprofundar a análise.
- Exemplos práticos ou estudos de caso similares que ajudem nosso time a contextualizar melhor os problemas e suas possíveis soluções.

Esse prompt já te fará um profissional diferenciado, agora que ser um profissional espetacular e alavancar sua carreira? Aproveita que a Trybe, escola referência em IA, produto e tech, está em Black Month com cursos de IA, Produto e Tech a partir de 30% OFF. Aliás, com o cupom DROPSBLACK, você tem 5% a mais. Confere aqui!

Clonando humanos em versões digitais

clone, google deepmind, stanford, deepfake

Você pode até achar que sua personalidade é única, mas basta uma entrevista de duas horas para um modelo de IA criar uma réplica virtual com suas atitudes, comportamentos e preferências. É o que promete esse estudo do Google Deepmind com os pesquisadores de Stanford. Que rolou assim:

  • 1052 participantes completaram uma entrevista com vários tópicos abrangentes da sua vida pessoal e de comportamentos sociais;

  • As respostas foram gravadas em um script para treinar uma IA generativa de “agentes simulacros” de cada entrevistado;

  • Os agentes (sósias) foram expostos a uma série de tarefas, incluindo testes de personalidade;

  • A precisão dos clones foi de impressionantes 85%, em relação às respostas humanas.

O intuito inicial do estudo era utilizar as réplicas de IA para simular as respostas humanas em outras pesquisas, diminuindo significativamente seu custo. Mas o sucesso foi tamanho que o efeito colateral se destacou, por exemplo, golpistas utilizando a ferramenta para Deepfake.

Me explique como se eu fosse uma criança:

Modelos de Difusão

Os modelos de difusão são como mágicas com tinta e água! Imagine que você, de repente, derruba um pouco de tinta em um copo d'água. No começo, a tinta fica toda concentrada em um ponto, mas aos poucos, ela vai se espalhando por toda a água, até que tudo fique com uma cor bonita e uniforme.

Os modelos de difusão de IA fazem isso, mas com dados, usando uma técnica que adiciona e remove "ruído" (algo como a sujeira na água) para criar coisas novas, como imagens incríveis a partir de descrições!

E assim como na mágica, o resultado final é muito mais legal do que a bagunça inicial como provado pelo Stable Diffusion ou FLUX.1, que transformam o ruído em imagens.

FLUX.1 agora reestiliza, preenche, edita e remove

flux, black forest labs, open-soruce, edição

Uma das maiores barreiras de adoção da tecnologia de criação de imagens utilizando inteligência artificial era sua incapacidade de editar/reiterar suas próprias criações. Mas o MidJourney já mostrou que edição com IA não é feitiçaria, mas tecnologia. E agora chegou a hora dos parceiros do Grok e Mistral colocarem a mão na massa e adicionarem os recursos ao seu modelo open-source.

A Black Forest Labs atualizou o FLUX e trouxe 4 novos recursos no bundle chamado FLUX.1 Tools:

  • FLUX.1 Fill: Para o preenchimento de espaços vazios ou substituição de objetos na foto, essa tool permite a edição e ampliação de imagens reais e geradas, com somente um prompt e uma máscara de seleção de área.

  • FLUX.1 Depth: Treinado para se guiar na estrutura baseado em um Depth Map, ele extrai a profundidade da imagem e um edita/cria com um prompt.

  • FLUX.1 Canny: Um modelo treinado para se guiar através de uma estrutura de referência, seguindo as linhas com base nas bordas extraídas de uma imagem como input.

  • FLUX.1 Redux: Feito para recriar imagens a partir da interpretação da imagem de input, ele altera o estilo da imagem de referência.

A Black Forest Labs quer brigar tanto com os abertos quanto com os fechados, e seus benchmarks fazem comparações com os MidJourney e Stable Diffusion - para esses novos recursos despontarem o FLUX na vanguarda de geração de imagens.

cAIxa da Semana

  • DreamDeep, transforme imagens em visuais de sonho usando IA

  • Frase, ferramenta de SEO que usa IA na criação e otimização de conteúdo

  • Lumen, transforme textos em vídeos usando IA

  • Browse, automatiza a extração de dados da web com scrapers em minutos

  • TwinMind, o assistente de navegação que entende tudo que rola nas suas tabs.

*todas as ferramentas possuem trial

Indique o AiDrop e libere a cAIxa inteira!

Você tem 0 indicações, faltam 3 para ganhar cAIxa de ferramentas

MEME

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.

Reply

or to participate.