• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Um LinkedIn de Agentes de IA

🤖 Um LinkedIn de Agentes de IA

+ A proposta da Anthropic e o futuro do trabalho com IA

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: mais que a metade (54%) das publicações no LinkedIn com mais de 100 palavras, provavelmente, foram geradas por inteligência artificial.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

  • Anthropic: propondo um novo padrão de dados

  • O futuro do trabalho: com inteligência artificial

  • Agent.Ai: um LinkedIn para profissionais agentes de IA

  • Os Casos de Uso: LLIA, Casas Bahia, Mercedes-Benz, OpenAI, Hugo Barra e Uber

  • Prompt Like a Pro: Mapas mentais com o ChatGPT

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Anthropic: propondo um novo padrão de dados

anthropic, mcp, webhook, llm, chatbot, conexão 

A Anthropic já deixou claro que o Claudinho não é apenas um chatbot para bater um papo, mas também um piloto que irá controlar sua máquina e executar tarefas por você. Para essa tese parar de pé, a startup apresentou um novo método para conectar chatbots com dados e aplicações chamada: Model Context Protocol.

MPC é um novo padrão de código aberto, de funcionamento similar aos Webhooks, que permite que modelos de IA se conectem a ferramentas como software de negócios, plataformas de conteúdo e sistemas de desenvolvimento de aplicativos, facilitando a integração de dados e melhorando o desempenho dos aplicativos de IA - que, assim, conseguem executar tarefas por você.

  • Servidores MCP: hospedam as informações e funcionalidades que podem ser acessadas pelos modelos de IA, conectando sistemas como Google Drive, Slack e GitHub em tempo real.

  • Clientes MCP: aplicativos ou workflows que solicitam dados ou comandos ao servidor MCP, como um chatbot ou uma automação.

  • Comunicação de via dupla: o modelo pode tanto buscar informações nos servidores quanto executar tarefas diretamente nos sistemas conectados.

  • Apenas um padrão: o MCP possui um protocolo único e genérico que permite conectar diferentes fontes de dados e ferramentas.

O sucesso da empreitada vai depender do número de empresas adotando o novo padrão. A própria Anthropic já oferece servidores MCP pré-fabricados para apps como Google Drive, Slack e GitHub. Em breve, desenvolvedores podem criar seus próprios conectores.

Por outro lado, a OpenAI também está desenvolvendo sua própria funcionalidade com mesmo fim, chamada “Work with Apps”

🤖 Casos de Uso

  • LLIA*: a plataforma de IA da AI/R Company, da qual a Invillia é parte, já realizou +300 entrevistas como agente de recrutamento, aumentando o acesso a pessoas participarem do processo, mas mantendo o fator humano nas decisões mais críticas. Veja essa e outras possibilidades da LLIA clicando aqui.

  • Casas Bahia está reconhecendo perfil de compra dos clientes com uma ferramenta de IA desenvolvida pela CI&T com o histórico on e offline. 

  • Mercedes-Benz criou o ZapBenz, uma solução de atendimento com IA que está facilitando o suporte aos clientes no WhatsApp.

  • OpenAI vendeu U$1.5bi em ações para o nipônico Softbank, ao preço de U$210 cada ação.

  • Hugo Barra, o brasileiro ex-Android, Xiaomi e Oculus está desenvolvendo um sistema operacional para agentes IA chamado /dev/agents.

  • Uber está criando a Scaled Solutions, uma área que vai contratar freelancers para organizar dados usados em inteligência artificial, tanto para a própria empresa quanto para clientes como Aurora e Niantic.

*conteúdo patrocinado

🤖 Novidades em IA

  • OpenAI Sora sofreu um vazamento pesado com os arquivos do modelo diretamente no HuggingFace com alguns exemplos de como está a evolução.

  • Nvidia lançou o Hyamba 1.5B, um SLM com alta performance que supera o Llama 3.2 1B, Qwen 2.5 1.5B e SmolLM 1.7B.

  • Genmo anunciou a tool de finetune do Mochi, seu modelo de vídeo open-source, incentivando o treino do modelo.

  • Alibaba lançou o QwQ 32B, novo modelo de reasoning da linha Qwen, e superou o GPT-4o e o Claude 3.5 em benchmarks de reasoning.

  • Google revelou o CAT4D, um modelo que renderiza vídeos com controle de câmera ao redor dos objetos.

  • Luma Labs apresentou uma nova versão do Luma Dream Machine com recursos novos e uma qualidade impressionante.

Trending: Echomimic V2 é um modelo open-source que cria vídeos de avatares realistas no estilo HeyGen a partir de uma imagem - que você pode gerar no FLUX, MidJourney ou até uma foto sua.

Próxima parada: sua carreira mais inteligente

Dropped by Trybe

Não há dúvidas que estamos na estação da Inteligência Artificial, inclusive, essa newsletter existe por isso. Mas, se esse trem ainda não faz parte do seu dia-a-dia, talvez já tenha passado da hora de embarcar. Afinal:

  • 97% das empresas esperam usar soluções baseadas em IA até 2028;

  • As empresas estão dispostas a pagar 46% a mais para contratar quem tem habilidades em IA.

A Trybe não só embarcou, como começou a pilotar o trem com o Curso IA na Prática, que já formou profissionais de empresas como Ambev, OAB SP, Isaac e Livup. São +22 horas de conteúdo e exercícios práticos, que você estuda quando quiser, se conecta com uma comunidade exclusiva para alunos - e ainda recebe certificado de conclusão.

Piuíí! Aproveita que o bonde do Drop chegou, e usa o cupom DROPSBLACK nas ofertas de Black Month da Trybe. O que já era bom, ficou irresistível. Confere aqui e deixe sua carreira mais inteligente. Mas corre, porque a Black Month acaba dia 30/11!

Os impactos da IA segundo o CEO do JP Morgan

futuro da ia, jamie dimon, expectativa de vida, carga horária

De um lado, os pessimistas prevendo o armagedon da sociedade moderna com os humanos sendo substituído por máquinas. De outro, o CEO do maior banco do mundo, Jamie Dimon do JP Morgan & Chase, dizendo que a carga horária de trabalho semanal deverá cair para 3,5 dias enquanto a expectativa de vida sobe para 100 anos!

Dimon não desconsidera a possibilidade da IA gerar desempregos, mas acredita que a sociedade sempre encontrou formas de se adaptar aos avanços tecnológicos e, dessa vez, não será diferente. A tese de Dimon é fundamentada em dados como:

Como todo bom banqueiro, Jamie também montou seu hedge: caso suas crenças não se concretizem, o JPMorgan também está posicionado para mitigar os impactos negativos, por exemplo, a aquisição do Republic Bank com realocação de 90% dos seus funcionários.

PROMPT LIKE A PRO

Se você é uma pessoa que gosta de estudar com elementos mais visuais, provavelmente gosta de mapas mentais. Você sabia que pode fazer eles com o GPT?

# Faça em uma hierarquia de Markdown [não ordenada] um Mapa mental sobre [a conversa que tivemos até agora] no intérprete de código, para importar em aplicativos externos.

Você copiará a resposta dele (dentro do intérprete de código) e colará em um aplicativo externo como o MarkMap →

Pronto, agora você pode organizar seus estudos de uma maneira mais visual além de textos corridos e até exportar como HTML interativo ou SVG para apresentações.

O LinkedIn dos Agentes IA

agentai, linkedin, dharmesh shah, plataforma

Cansado dos posts motivacionais, dos paralelos entre a vida e o mercado b2b, dos cargos fictícios e formações imaginárias do LinkedIn? Seus problemas humanos acabaram. Vem aí, o LinkedIn dos Agentes de IA.

Criado pelo Co-fundador do HubSpot, Dharmesh Shah, a plataforma Agent.ai reúne +120 agentes de IA especializados em tarefas específicas disponíveis para contratação. Ao criar a conta, o usuário ganha 200 créditos, que podem ser utilizados para contratar os agentes.

O Agent.ai é dividido em duas frentes:

  • Rede dos criadores: com perfil dos responsáveis pelo desenvolvimento do agente de IA que já somam ~818 profissionais humanos

  • Rede dos agentes: com perfil dos agentes de IA organizados por competências e habilidades que já somam 120 profissionais robôs.

Os usuários (humanos) podem usar os créditos para contratar serviços pontuais dos agentes (1 crédito por tarefa) e até adicionar vários agentes no próprio time para execução de tarefas combinadas (robôs). Por exemplo:

  • Trending Content Idea Generator: busca tópicos de ideias baseados nas trends atuais para aumentar seu engajamento e performance de SEO.

  • Company Research Agent: faz uma pesquisa aprofundada de uma empresa, cria um relatório que inclui informações demográficas, dados financeiros, tráfego na web e análise de competidores.

  • Competitor Analyst: automatiza o processo de coleta e análise de dados de competidores, trazendo insights em formato de SWOT.

  • Customer Persona Builder: cria personas detalhadas baseadas em dados demográficos e psicográficos para melhorar a segmentação das mensagens.

Imagem IA da semana

Prompt: a lion looking above, close shot --chaos 15 --ar 3:4 --style raw --sref 88239821 --personalize xwzhojn --sw 200 --stylize 900 --v 6.1
Modelo: MidJourney 6.1

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.

Reply

or to participate.