- AiDrop
- Posts
- 🤖 "Meu nome é Aeneas"
🤖 "Meu nome é Aeneas"
+ IA por aí: ChatGPT, Google, YouTube, Cline e mais...

Drop é um oferecimento de
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: 72% dos adolescentes estão preferindo usar chatbots para conselhos e desabafos, com um terço deles recorrendo às ferramentas até pra decidir assuntos sérios.
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• Aeneas: decodificando o Império Romano
• Saúde: onde estão os remédios de IA?
• EUA: o plano de dominação global do setor
• IA por aí: ChatGPT, Google, YouTube, Cline e mais…
• Prompt Like a Pro: Não aceite a primeira resposta do ChatGPT

HISTÓRIA
Decodificando a histórIA

“Com que frequência você pensa no império romano?”. Anos atrás, todo mundo que tem redes sociais (qualquer uma) acabou se deparando com essa pergunta. Independente da resposta, agora todo mundo vai pensar um pouco mais, graças ao Aeneas da DeepMind.
A divisão de inteligência artificial do Google acaba de lançar o Aeneas, uma IA que ajuda historiadores a restaurar, datar e decifrar inscrições em latim — mesmo se estiverem bastante danificadas — e identificar de onde vieram dentro do, é claro, Império Romano.
Além de dizer “Meu nome é Aeneas”, a IA pode analisar fragmentos de texto e imagem, sugerir palavras e cruzar com um banco de 176 mil inscrições antigas bem mais rápido do que qualquer catedrático. Resultado?
Atribui o texto a uma região romana com 72% de precisão;
Data as inscrições com margem de APENAS 13 anos;
Restaura trechos danificados com 73% de acerto.
Só em benchmark? Nada disso! 23 historiadores testaram a IA com amostras reais e acharam as sugestões úteis em 90% dos casos.
Apesar de desenvolvido para o latim e com amostras romanas, o projeto é gratuito e open source, permitindo que ele seja adaptado para outros idiomas e cruzado com bancos de dados alimentados por amostras de várias culturas. Com esses avanços, montar o quebra-cabeças do passado da humanidade pode ficar um pouco mais fácil.
IA POR AÍ
ChatGPT está sendo usado por 34% dos adultos nos Estados Unidos, taxa 3x maior que em 2023; 66% ainda não usou, mas 20% sequer ouviu falar.
Luma Labs lançou o Virtual Relighting, recurso que altera completamente a iluminação dentro do vídeo através do Ray 2.
Google está processando mais de 980 trilhões de tokens por mês, somando todas suas APIs, duas vezes mais do que seu recorde de maio (480 trilhões).
YouTube adicionou o VEO 3 ao Shorts com o recurso de image-to-video, para você dar continuidade a fotos e vídeos com IA.
Alibaba lançou o Qwen3-Coder-480B-A35B, seu maior e melhor LLM até então, focado em coding, open-source e disponível gratuitamente na sua plataforma.
Cline está disponibilizando gratuitamente 1 milhão de tokens/dia com inferência-super-rápida dos Qwen3 32B e 235B, atingindo até 2.500 tokens/seg.
MEDICINA
Onde estão os medicamentos feitos com IA?

90% dos novos medicamentos falham nos testes e são descartados antes de chegar ao mercado. Mas um grupo de startups acredita que a IA pode mudar o cenário da descoberta de novas drogas – da criação de moléculas ao recrutamento para testes clínicos. O objetivo? Reduzir o tempo, o custo e o sofrimento envolvidos.
Startups como Recursion, Insilico e Xaira estão liderando a corrida. Elas já conseguiram levar os medicamentos até a fase II (testes em pacientes que realmente têm a doença) – um feito raro mesmo entre gigantes da indústria.
Com cálculos e combinações em velocidades impossíveis para os béqueres e tubos de ensaio do mundo real, a IA não só ajuda a projetar novas moléculas, como também descarta milhares de opções inviáveis, economizando anos de trabalho humano.
Tudo 100% bem? Não é bem assim! Se de um lado, quem cria está voando feliz no céu das novas possibilidades, no lado de quem aprova a IA está causando turbulências e deixando todo mundo com a pulga atrás da orelha.
A ferramenta de IA da FDA, criada para agilizar a revisão de medicamentos, foi flagrada inventando estudos científicos que nunca aconteceram, em documentos oficiais — um erro grave em um processo que pode decidir entre a vida ou a morte de milhões.
E se não dá pra confiar em quem aprova, todo o setor pode ser afetado por uma crise de credibilidade. Ou vai dizer que você compraria um remédio liberado em meio a uma leva de aprovações contraditórias? O potencial está aí, o desafio é não deixar que ele seja atropelado pela pressa.
![]() | Que tal transformar capturas de tela do Google Earth em lindas paisagens fotorrealistas? Um usuário do Reddit treinou um LoRA (low-rank-adaptation) do Flux Kontext e as animou, e o resultado você pode ver aqui → E se quiser fazer por conta própria → |
EMPRESAS
Brasil <3 Áudio
Oferecimento Omie
O próprio Zuck já disse: o brasileiro manda 4x mais áudio no WhatsApp do que qualquer outro país no mundo. E se a gente já faz isso com os amigos, fornecedores e clientes, por que não cuidar da própria empresa usando esse mesmo caminho?
Até um tempo atrás a resposta simples era: “É impossível realizar operações financeiras da empresa, como emissão de NFs, boletos e controle de estoque por áudios no WhatsApp”.
Mas a Omie, que já usa IA desde 2019, não quis ficar na resposta simples, decidiu arregaçar as mangas e levar a facilidade e inteligência do sistema de gestão para o WhatsApp. E agora permite que qualquer empreendedor realize tarefas mandando uma mensagem de texto ou áudio!
Da emissão de faturas à verificação de saldos, tudo a um zap de distância. Clique aqui para conhecer a Omie.
PROMPT LIKE A PRO
Não aceite a primeira resposta da IA
O seu assistente de IA não é um gênio da lâmpada com a resposta perfeita: pare de aceitar a primeira resposta que ele dá.
A maioria dos usuários manda uma mensagem "O que eu faço na situação XYZ?" e aceita a primeira resposta. O que isso significa? Que você está escolhendo o primeiro item do cardápio na pressa, perdendo o filé no verso.
Ao invés disso, faça o seguinte:
Crie 10 títulos para o meu post XPTO.
ou
A partir do que enviei, crie duas rotas completamente diferentes para solucionar esse problema.
A lógica é simples: volume gera alternativas diferentes. Quando você obriga a IA a cavar cada vez mais fundo, surgem as famosas pedradas do estilo "nunca pensei nisso antes".
Teste isso em tudo: assunto de email, estratégia de negócio, meme para rede social. A 7ª costuma ser melhor que a 1ª - e a 10ª pode ser lendária.
PS: Não peça para ele gerar 50 de uma vez só. Muito volume pode gerar só confusão. É melhor gerar 10 respostas 5 vezes.
GOVERNOS
O plano de Trump para o domínio global da IA

A corrida pela IA não é só de mercado, ela é política. E ontem Donald Trump apresentou um plano ambicioso para transformar os EUA na maior potência global do setor. O plano se apoia em três pilares (inovação, infraestrutura e liderança) e propõe cortar regulações, acelerar datacenters e fábricas de chips, e requalificar trabalhadores. Entre os principais pontos:
Cortar regulações e criar zonas de testes (“regulatory sandboxes”) para empresas e pesquisadores;
Proibir contratos públicos com IAs que não sejam “objetivas” ou tenham “viés ideológico”;
Estimular o uso de IA em todas as áreas do governo e nas Forças Armadas;
Expandir rapidamente a infraestrutura elétrica e computacional dos EUA;
Exportar o pacote completo de IA americana e reduzir a influência de países rivais.
O plano inclui medidas contra deepfakes no Judiciário, reforço na segurança de dados e criação de padrões globais com base na tecnologia dos EUA, – com Washington não só avançando, mas ditando as regras do jogo.
Para o Brasil, o pacote americano traz chance de atrair investimento em datacenters e semicondutores, mas também pressiona a adotar padrões técnicos definidos em Washington. O desafio será aproveitar a cooperação sem perder margem para negociar outras parcerias e desenvolver soluções locais.
GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?
Qual das moças está experimentando uma culinárIA na Europa?
![]() Alternativa A | ![]() Alternativa B |
Qual é a moça gerada por IA? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
INDIQUE O DROP
O outro plano de domínio global
Enquanto os presidentes querem fazer com que seus países liderem a corrida pela IA no mundo, nós também temos um plano de domínio… das caixas de entrada!
Se você gosta do nosso conteúdo, clica aqui pra pegar seu link de indicação e manda pra todo mundo.

O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply