
Parceiro em destaque
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: após Elon Musk perguntar a vários chatbots “quem é mais confiável, Elon Musk ou Sam Altman?” e as respostas favorecerem Musk, na atualização seguinte do ChatGPT, todos os modelos da OpenAI começaram a responder “Sam Altman” — respostas enviesadas?
No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
• Claude: o treino duro do bom moço
• Vision AI: uma “Alexa” com olhos e real-time
• IA neuro-simbólica: juntando dois mundos
• IA por aí: Lovable, Mistral, OpenAI e mais...
• Prompt Like a Pro: descubra o seu IKIGAI

MODELOS
Claude: o treino pesado de uma IA segura

Se você acha que tornar uma IA segura é só adicionar o prompt “Por favor, se comporte e não faça maldades”, achou errado. A Anthropic provou que o processo é bem mais complicado: mostrando sua bateria de testes e os relatórios do Safeguards Team, tudo publicamente.
O grande objetivo desse tipo de divulgação é mostrar pra todo mundo – dos usuários aos investidores – que existe um foco em reduzir os riscos da IA, ao mesmo tempo em que a empresa trabalha para deixá-la mais poderosa com o Claude.
Antes de qualquer lançamento, a Anthropic coloca tudo sob avaliação minuciosa. Depois que vai pro ar, entra o monitoramento contínuo – sempre com a ajuda de especialistas, pesquisadores e até órgãos governamentais. E isso tudo se soma a outras ações, também com foco em manter o Claude longe das más influências:
Camadas de defesa: impedem o uso indevido com regras e filtros de prompts, mas também faz a busca ativa de ameaças que possam surgir depois do treinamento.
Framework unificado de impactos: sistema que avalia riscos potenciais de danos psicológicos, físicos, políticos ou econômicos.
Testes de vulnerabilidade: especialistas externos tentam quebrar as defesas do Claude em ambientes controlados – importante para ensinar o modelo a bloquear injeções de desinformação.
Vigilância contra o uso em larga escala: análise de dados para detectar campanhas coordenadas e outros abusos – visando travar ataques em períodos eleitorais.
Com tudo isso, junto, o modelo recebe vários tipos de treino com proteção embutida, desde fine-tuning supervisionado até loops de feedback humano.
Esses testes de estresse contínuo são importantes para erguer defesas prévias, mas também para treinar o Claude a identificar e neutralizar ameaças sozinho – sem precisar acionar times para “apagar incêndios” a cada prompt vazado. E também para manter a Anthropic na liderança da “IA Benevolente”.
CARREIRA
Do you speak AI?
Oferecimento Trybe
Imagine um mundo em que quase 100% das vagas de emprego estão destinadas a pessoas que sabem usar IA. Pensou um futuro distante com gente de roupa prateada? Pense de novo: a taxa de 97% deve ser atingida já em 2028.
Se por um lado você pode ficar assustado, por outro os dados são animadores: uma pesquisa recente da AWS mostrou que empregadores estão dispostos a pagar até 46% mais para quem tiver habilidades em IA.
A “Imersão IA na Prática” da Trybe foi pensada justamente para te ajudar a aproveitar essa informação. Em apenas um mês, com oito aulas ao vivo e muito uso real, a capacitação vai te deixar fluente em IA para o mercado de trabalho – mesmo sem conhecimento prévio.
As inscrições vão até 31/08 e leitores do Drops garantem 30% OFF com o cupom DROPS30. Corre aqui pra se inscrever.
IA POR AÍ
Mistral AI anunciou o Mistral Medium 3.1, a nova versão do seu LLM principal, cerca de 10-15% melhor que sua versão anterior.
LM Arena disponibilizou um modelo anônimo de edição de imagens chamado “nano-banana”, rumores apontam que pode ser o Gemini 3 Image.
OpenAI está se preparando para atualizar as conexões do ChatGPT e dar acesso ao Gmail e Google Calendar para o chat, sem pesquisa profunda.
ChatGPT-5 Pro pontuou 148 no teste de QI das LLMs, enquanto o 2º colocado, Gemini 2.5 Pro, marcou 138 pontos.
Anthropic aumentou a janela de contexto do Claude Sonnet 4 para 1 milhão de tokens, um aumento de 5x.
Lovable está dando 50% de desconto para estudantes.
ASSISTENTES
Vision AI: uma “Alexa” com olhos e real-time

Se a Alexa ganhasse um par de olhos, como ela poderia ajudar no seu dia a dia? Foi isso que a SoundHound AI pensou para criar o Vision AI. Aproveitando que todo mundo tem uma câmera e um microfone hoje em dia, criou um assistente (via software) que processa os dispositivos em sincronia para não ter atraso e responder em voz alta.
Na prática, eles uniram percepção visual em tempo real, reconhecimento automático de fala e agentes de IA – tendo ainda um sistema de texto para fala embutido.
Esse combo permite que o software interaja com o mundo real numa latência de conversa, não de robô de call-center. Ou seja: recebendo e devolvendo informações sem aquele delay habitual do processamento. Mas o que seria possível fazer com uma tecnologia como essa?
Uma das expectativas é a de um assistente pessoal para pessoas com baixa ou nula visão, por exemplo, funcionando como um guia 100% disponível para ajudar na locomoção e autonomia. A chance de integrações com GPS também é animadora – principalmente para quem não lembra nem como chegar em casa sem o Waze.
Para as empresas que adotarem essa tecnologia, a promessa é simples: atendimento mais rápido, menos erros e clientes mais satisfeitos. A ideia é tirar o atrito e fazer a tecnologia parecer menos uma ferramenta que você precisa operar e mais um parceiro que ajuda a fazer as coisas acontecerem.
Mais que um truque multimodal, é um novo passo para assistentes super imersos no seu dia – com a gente torcendo pelo mínimo de privacidade na coleta dos vídeos. Você imagina o Vision AI integrado aos óculos da Meta ou aos gadgets de IA que estão para chegar ao mercado?

Comet, o navegador agêntico do Perplexity, começou a ser disponibilizado para os usuários Perplexity Pro, mas apenas para o território dos Estados Unidos.
Sabe quem pode usar o Comet com o assistente? Você!
Vamos sortear 3 códigos para os nossos assinantes que responderem esse e-mail contando: o que você quer fazer com o Comet?
PROMPT LIKE A PRO
Descubra o seu IKIGAI
Você quer descobrir o que realmente te motiva, em meio a tantas coisas que você aprecia? Aqui vai um prompt curto que você pode usar para transformar o ChatGPT no seu próprio coach pessoal e encontrar o seu IKIGAI:
# Aja como meu coach de Ikigai, me fazendo perguntas detalhadas sobre minha vida.
## Continue perguntando até ter um entendimento completo de onde minhas paixões, minhas habilidades e meu propósito se encontram de forma lucrativa.
## Seu objetivo é desenvolver um entendimento profundo do que amo fazer e de como posso ganhar dinheiro com isso.
TREINAMENTO
IA neuro-simbólica: o melhor dos dois mundos

Desde que os modelos de linguagem caíram nas graças do público, as redes neurais viraram a estrela do show e pouca gente se lembra do treinamento por raciocínio simbólico. Agora, a Amazon colocou a camiseta da amizade nas duas e criou um sistema que soma as forças delas num só lugar, com uma IA neuro-simbólica.
Redes neurais: aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados, imitando conexões do cérebro humano.
Raciocínio simbólico: resolve problemas com regras lógicas explícitas, usando conhecimento estruturado e dedução.
IA neuro-simbólica: combina os dois modos para aprender padrões e aplicar lógica estruturada nos outputs.
Os “Automated Reasoning Checks” da Amazon serão usados para verificar, em tempo real, se as respostas de um modelo seguem regras e fatos predefinidos – reduzindo as alucinações com até 99% de precisão. Tudo conectado às aplicações de IA da AWS.
Usando o melhor de dois mundos, o sistema promete habilidade dos modelos de linguagem e precisão do raciocínio simbólico. Além disso, há redução de erros (graças às verificações) e custos reduzidos pela possibilidade do uso de CPUs – não apenas GPUs.
Se a união entre redes neurais e raciocínio simbólico realmente cumprir o que promete, o mercado de IA pode começar a entrar em uma nova fase: nem LLMs, nem IA simbólica pura, mas as duas juntas entregando mais velocidade e confiabilidade – uma dupla de ataque importante na acirrada disputa pelo mercado.
GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?
Qual deles é o gaitinho de mentira?

Alternativa A

Alternativa B
Qual deles nunca fez um mIAu?
INDIQUE O DROP
O outro lado da IA segura
A Anthropic está lá trabalhando duro para manter a AI segura, mas essa missão também é dos usuários – e o melhor pré-treino nessa jornada é o conhecimento.
Você pode ajudar o AiDrop a ir mais longe com isso: é só clicar aqui para pegar seu link de indicação e mandar pra todo mundo.

O que achou da edição de hoje?
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
