• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Robôs: entre tropeços e medalhas

🤖 Robôs: entre tropeços e medalhas

+ IA por aí: Anthropic, Grok, Sam Altman e mais

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: as IAs têm progredido em testes de QI e evoluído cerca de 50% ao ano. Se mantiverem o ritmo, até 2047 poderemos ver os cérebros artificiais com QI de 1 milhão.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• Olimpíadas Robóticas: tropeços e medalhas
• Suleyman: “IAs não deveriam parecer conscientes”
• Google: IA no centro de tudo
• IA por aí: Anthropic, Grok, Sam Altman e mais
• Prompt Like a Pro: Argumente com várias perspectivas

divider
ROBÔS

Olimpíadas Robóticas: tropeços e medalhas

Assistir a esportes de alto nível sempre foi uma lição de até onde o corpo humano pode chegar. Agora, isso também pode mostrar até onde os corpos robóticos podem evoluir. Sim, já existem Olimpíadas Robóticas. O World Humanoid Robot Games rolou em Pequim na semana passada e reuniu 280 equipes de 16 países.

O público acompanhou um espetáculo que misturava tecnologia de ponta com falhas hilárias, tudo acontecendo em plena arena. As modalidades se dividiram entre individuais, coletivas e também algumas “menos esportivas”, mas com foco em demonstrar as habilidades dos robôs para o mercado:

  • Individuais: corridas de pista (100m, 400m, 1.500m, inclusive com barreiras), tênis de mesa, kickboxing.

  • Coletivas: revezamento 4x100m e futebol totalmente autônomo.

  • Desafios funcionais: triagem de medicamentos, manuseio de materiais e serviços de limpeza.

Os tropeços (literalmente) foram inevitáveis – e, na verdade, parte central da proposta. Os deslizes geraram risos nas arquibancadas, mas também dados preciosos para os engenheiros responsáveis pelos robôs: nada melhor do que um teste de estresse para a visão computacional, o equilíbrio dinâmico e a coordenação em grupo.

Embora todos ali estivessem "apenas" pela ciência, o pódio era disputado. E o primeiro e segundo lugares do pódio ficaram com a China:

  • 1º lugar: Unitree (11 medalhas, 4 de ouro)

  • 2º lugar: X-Humanoid (8 medalhas, 3 de ouro)

  • 3º lugar: RoboCup Team Japan e DFKI Robotics (Alemanha) dividiram pratas e bronzes, mas o domínio chinês continuou evidente.

O Brasil também marcou presença com a equipe da RoboFEI (Centro Universitário FEI), que competiu no futebol de humanoides e terminou em 5º lugar. Mesmo sem medalha, o resultado coloca o país no mapa – ampliando a visibilidade e as trocas de conhecimento com os principais centros de pesquisas do mundo.

Para os cientistas/engenheiros/desenvolvedores, foi um mar aberto para testes em escala real. Para os espectadores, um show à parte. No fim, as Olimpíadas Robóticas serviram para mostrar que, embora cambaleantes, os robôs estão chegando ainda mais próximos da nossa realidade.

IA POR AÍ
  • Anthropic disponibilizou o Claude Code agora para os planos Team e Enterprise.

  • Sam Altman comentou sobre o GPT-6, afirmando que ele será focado em memória e chegará mais rápido do que o GPT-5.

  • DeepSeek saiu da caverna e atualizou o DeepSeek V3 para V3.1, conseguindo resultados superiores ao R1.

  • ElevenLabs anunciou o Chat Mode, feito para desenvolver agentes conversacionais exclusivamente para texto.

  • ByteDance lançou o Seed-OSS-36B, uma versão enxuta do seu modelo maior (Seed 1.6), com performance superior ao Qwen3-30B.

  • Grok adicionou quatro novas roupas à sua companion de anime, Ani – para quem se interessar.

trending

Você veria uma regravação de Matrix com Mark Zuckerberg interpretando Neo e Sam Altman como Agente Smith?

Alguém imaginou a situação e usou deepfakes deles para recriar a luta clássica e agora precisamos da versão completa do filme.

Você pode conferir a briga insana aqui →

Stop stealing my people!”

LLMs

Suleyman: “IAs não deveriam parecer conscientes”

Tal qual Sam Altman, Mustafa Suleyman (CEO da Microsoft AI) também gosta de despejar seus pensamentos online. E ao falar sobre a chegada da chamada "IA aparentemente consciente", foi filosófico: a ilusão de consciência pode virar problema social bem antes de a ciência explicar o que “consciência” realmente significa.

Para ele, o risco não está em a IA “acordar” de verdade e SER consciente, mas de PARECER consciente demais. Em resumo: uma IA com memória contínua, respostas empáticas e personalidade fluida pode facilmente levar usuários a achar que estão diante de algo vivo.

O executivo diz que esse engano psicológico é o verdadeiro perigo: vínculos emocionais falsos que podem bagunçar a percepção da realidade – podendo até chegar a um nível de “psychosis risk”, com humanos fragilizados pela dependência emocional. Seus principais pontos são:

  • IA é apenas um algoritmo: e tratá-la como humana é uma armadilha.

  • Direitos/proteções morais: conceder “bem-estar de IAs” seria como organizar um sindicato para os micro-ondas.

  • Robôs ≠ Humanos: humanizar cedo demais coloca em risco a clareza moral na relação homem-máquina.

  • Não é futurologia: sua iniciativa de escrever o artigo é para alertar sobre problemas reais que estão no ar e precisam de atenção imediata.

Pode até aparecer apocalíptico, mas Suleyman acredita em soluções e que elas devem partir dos criadores de tecnologia – inclusive: evitar projetar sistemas que pareçam humanos demais. Em resumo: a tecnologia deve servir, apoiar e facilitar a vida – não virar uma imitação.

PROMPT LIKE A PRO

Argumente com várias perspectivas

Uma técnica simples de prompt pode dobrar a sua eficiência no uso da IA para resolver problemas e sair de bloqueios criativos: “Pontos de vista diferentes”.

Você já parou pra pensar que o seu assistente pode agir não somente como uma, mas várias pessoas diferentes para opinar sobre algum assunto ou decisão? Vem com a gente que o AiDrop te mostra o prompt:

# Apresente 3 perspectivas sobre [sua situação/decisão, descrita de forma neutra]:

1. Alguém que apoia fortemente a posição.

2. Alguém que discorda totalmente.

3. Um especialista neutro que pesa os dois lados.

# Detalhe o raciocínio em cada caso.

Isso pode ser aplicado em ChatGPT, Gemini, Claude, Grok etc.

GEMINI

Made by Google ‘25: IA no centro de tudo

O Google cansou de apresentar o Gemini como uma IA e quer fazer dele uma entidade em todos os serviços e sistemas. A ideia é simples: uma IA que não fica presa a um app, mas chega em câmera, chamadas, agenda e casa conectada. No palco, ficou claro que a big tech decidiu transformar o recurso paralelo em um produto principal.

Como uma demo vale mais do que um milhão de palavras, a empresa usou o Pixel 10 para mostrar o poder de fogo do Gemini integrado. Transformando o celular em um parceiro de rotina, a IA passa a interpretar situações e responder de forma proativa. Tem mais:

  • Gemini Live: o assistente com câmera multimodal, mais natural e conectado.

  • Magic Cue: conecta os dados entre apps (Calendar, Gmail, Tasks, Maps…) e executa tarefas automaticamente (ex: agendando um compromisso no GCal após uma negociação durante as chamadas);

  • Voice Translate: tradução de chamadas em tempo real com timbre fiel às vozes originais.

  • Câmera: traz uma IA que ajuda a tirar fotos boas e permite edição por comando no Google Fotos (o verdadeiro propósito do famoso nano-banana).

E, levando o Gemini para outros produtos:

  • Gemini for Home: um assistente projetado para substituir o Google Assistant nos dispositivos Nest. Ele entende pedidos compostos (“apaga as luzes, menos no quarto”) e conversa de forma contínua.

  • Pixel Watch 4: integrando IA até no pulso, com novos recursos de monitoramento, SOS via satélite e com direito a um coach de saúde.

  • Gemini Nano localmente: as linhas Pixel 10 e Fold usam o novo chip Tensor G5 para portáteis, que roda sua IA localmente.

Se quando o ChatGPT explodiu, o Google derrapou com o falecido Bard e parecia ficar pra trás, hoje está bem claro que a correção da rota nos investimentos em IA deu resultado. E o Gemini vai ganhando mais e mais espaço sob os holofotes.

GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?

Qual delas é a bandeira da CoreIA do Sul?

Alternativa A 🇰🇷

Alternativa B 🇰🇷

Qual é a imagem de mentira?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

INDIQUE O DROP

IA para todos

Se no seu grupo, falar das Olimpíadas de robôs ou de IAs conscientes vai parecer piada, você precisa ajudar seus amigos e colegas a dominar o universo da inteligência artificial. Compartilhe o AiDrop e mantenha a equipe atualizada com tudo que está acontecendo no mundo digital.

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply

or to participate.