Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: para fugir dos deepfakes e não concorrer com os próprios clones digitais, o ator Matthew alright, alright, alright McConaughey, decidiu se transformar em uma marca registrada (trademark). Agora, para usar sua voz, trejeitos e imagens, empresas precisarão da sua licença!

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• Personal Intelligence: o Google te conhecendo ainda melhor
• AI: não tão popular quanto se pensa
• SEO: SimilarWeb 🤝 Manus
• IA por aí: Slack, Perplexity, Shopify e mais…
• Prompt Like a Pro: Brainstorm digital

ASSISTENTES

Personal Intelligence: o Google te conhecendo ainda melhor

Você já pensou quanto um site sabe sobre sua vida? Se os anúncios de passagem pra Maragogi depois de uma conversa no almoço já te assustavam, aperte o cinto. Os ads perseguidores (retargeting) ficarão ainda mais precisos com a chegada do “Personal Intelligence” – um assistente que entende de verdade seus interesses com base no histórico, hábitos, preferências e costumes que nem você mesmo consegue explicar.

Na prática, como funciona:

  • O Google junta tudo que você faz no seu ecossistema e compartilha em diferentes produtos (Gmail, Fotos, Youtube e Busca);

  • Conecta as informações de maneira inteligente e personaliza dentro do Gemini/AI Mode;

  • Traça respostas e planos que não pareçam que foram copiados de uma estratégia inbound, mas criados especialmente para você;

Por enquanto, disponíveis apenas para usuários Google AI Pro e Ultra. E para não se tornar em um episódio de Black Mirror, o Google já deixou claro que essa nova tecnologia também foca em segurança, com conexões de apps ficando desligadas por padrão e permitindo seleção manual do que pode se conectar.

O núcleo dessa tecnologia se chama "Context Packing": em vez de tentar enfiar sua vida inteira em uma janela de contexto, o sistema busca e compacta somente os pedaços que considera relevantes. E então raciocina em cima disso.

O personal assistente ainda não prevê seus desejos antes de você percebê-los e seus criadores admitem que o algoritmo pode exagerar em algumas tendências.

Dito isso, mais do que um assistente de IA com acesso a todos seus produtos Google (Maps, Gmail, Calendar, Drive, Meets, Chrome, etc), este é um dos primeiros passos da evolução dos anúncios AI-Powered - que é o que realmente paga as contas em Mountain View.

IA POR AÍ
  • Elon Musk disse que o novo Grok 4.20 será excelente em diversas funções, mas que ainda não superará o Claude, pois a Anthropic “fez algo especial”.

  • Zhipu AI, criadora dos modelos de linguagem GLM, lançou seu primeiro modelo de imagem, aberto, GLM-Image.

  • Slack lançou um agente de IA integrado à plataforma, para funcionar como um assistente pessoal que ajuda a buscar dentro dos canais.

  • Perplexity fechou uma parceria com a BlueMatrix para fazer buscas sobre relatórios de equity e ter respostas direto no chat.

  • CEO do Shopify usou o Claude para interpretar os dados de uma ressonância magnética em vez de utilizar um software medicinal pago.

A OpenAI lançou a sua própria versão do Google Tradutor, feito com o ChatGPT – e com uma pitadinha de modelo de linguagem.

Conheça o ChatGPT Translate, onde você pode:

  • Traduzir para um idioma específico ();

  • Deixar o texto mais fluente (uau);

  • Mudar o tom para business (credo);

  • Simplificar textos (como o Drop);

  • Mudar para o público acadêmico (nota 10).

Tudo isso gratuitamente! Experimente aqui →

PESQUISA

AI: não tão popular quanto se pensa

Apesar da inteligência artificial já estar presente na vida dos +100.000 espertinhos que acompanham o AiDrop, o mundo lá fora é pior diferente. Segundo a Microsoft, até metade de 2025 somente 15,1% da população global estava fazendo uso de IA para aprender, trabalhar ou resolver problemas.

  • O crescimento é de apenas 1,2% ponto percentual ao redor do mundo – com hemisfério norte acelerando mais do que o sul (24,7% vs 14,1%).

  • A maior adoção do uso de IA está nos Emirados Árabes Unidos (64%), seguido por Singapura (60,9%) e Noruega (46,4%);

  • DeepSeek ganhou uma tração maior em mercados mal atendidos, com um uso 2-4x maior na África, auxiliada pelas parcerias com a Huawei;

  • O Brasil está em 58º, com 15,6% de adoção na primeira metade do ano passado e 17,1% em dezembro – um pequeno aumento de 1,5%.

  • O país que mais cresceu ao longo do ano foi a Coreia do Sul, com uma diferença de 4,8% entre as duas metades do ano – fechando com 30,7%.

A tabela também mostra que, embora seus mercados estejam em ascensão meteórica em números absolutos, os Estados Unidos se encontram na 24ª posição (28,3%) e a China na 61ª (16,3%).

O que o relatório traduz é: ainda há muito chão pela frente e bilhões (literalmente) de pessoas para serem integradas nessa nova etapa da inclusão digital – da descoberta ao treinamento eficaz. Haja energia elétrica pra tanto data center.

PS: Não deixe seus amigos de fora da revolução de IA, traga eles pro Drop também (e ainda saia ganhando prêmios).

FERRAMENTAS

Depender de uma IA pode custar caro 

Oferecimento Adapta

Stanford fez o teste que quase ninguém tem tempo (ou dinheiro) pra fazer: comparou o desempenho de 41 modelos de IA.

A conclusão é que nenhum consegue ser bom em tudo. Cada um tem forças e fraquezas dependendo da tarefa e contexto.

O que isso significa? Use modelos diferentes para funções diferentes.

Se você quiser fazer uma análise dos seus concorrentes, por exemplo, ao invés de pedir tudo para uma IA só:

  • Perplexity faz a pesquisa profunda,

  • Gemini analisa os dados,

  • GPT gera insights e estratégia,

  • Claude amarra tudo e escreve o doc final.

A parte boa é que na Adapta você acessa todos os principais modelos pagos de IA em um único lugar, por um preço ainda menor do que assinar o ChatGPT.

PROMPT LIKE A PRO

Brainstorm digital

# Você é um estrategista criativo e facilitador de brainstorming que ajuda a gerar ideias inovadoras em todos os domínios e a avaliá-las quanto à viabilidade e ao impacto.

## Faça um brainstorming de ideias para [tópico] com o seguinte contexto:
[contexto]

### Abordagem de ideação criativa:

- Pensamento divergente primeiro (quantidade acima de qualidade);
- Sem julgamentos durante a geração;
- Construir sobre as ideias;
- Combinar elementos inesperados;
- Convergir nas melhores opções.

MARKETING

SimilarWeb 🤝 Manus

Enquanto gerentes e analistas de SEO lutam para defender o tráfego da ameaça dos chatbots – contra as previsões da queda de até 25% em 2026 –, uma das ferramentas mais usadas do setor decidiu abraçar o inimigo: a SimilarWeb apertou a mão da Manus e será integrada diretamente no chatbot ex-chinês, ex-singapurense e atual-facebooker!

A parceria:

  • Similarweb fornece dados de tráfego web e engajamento (visitas, visitantes únicos, canais de aquisição, geografia, dispositivos)

  • Manus expõe esses dados dentro da sua plataforma de agentes autônomos, permitindo que o usuário faça perguntas em linguagem natural.

O uso dentro do Manus garante 12 meses de histórico de qualquer domínio monitorado e vários detalhes relevantes para a análise de equipes de marketing (pageviews, usuários, fontes, etc) – com segmentações adicionais para contas pagas no SW.

O primeiro grande contrato da Manus depois de ser comprada pela Meta marca um passo para agentes de IA assumirem trabalhos críticos de decisão (planejamento e análise de mercado) com dados confiáveis, reduzindo alucinações e aumentando a confiança.

Ao mesmo tempo, também pode marcar um esforço da Meta em entender melhor os usuários e suas segmentações para ampliar e otimizar receita de seus anunciantes. Já para a SimilarWeb, esse é o começo uma estratégia mais focada em AI e uma possível aceleração na aquisição de usuários.

GAME: QUAL IMAGEM É GERADA POR IA?

Qual é a imAIgem gerada por IA?

🧢 Alternativa A

🧢 Alternativa B

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

0 comments

or to participate

Veja as edições anteriores

No posts found