• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 A IA dos sonhos (e muito mais)

🤖 A IA dos sonhos (e muito mais)

+ IA por aí: Alibaba, Tencent, Apple, Anthropic e mais...

Drop é um oferecimento de

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: o filme Her se passa em 2025. Na ficção, a IA Samantha Johansson conversa simultaneamente com 8.316 pessoas. O ChatGPT agora conversa com 700 milhões.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• Genie: a IA dos sonhos do Google
• Cloudflare vs Perplexity: batalha nas trincheiras
• Imagine: o gerador ousado do Grok
• Universal Verifiers: o VAR do ChatGPT
• IA por aí: Alibaba, Tencent, Apple, Anthropic e mais…
• Me explique como se eu fosse uma criança: Multiagentes vs Multiespecialistas

divider
WORLD MODELS

Genie: a IA dos sonhos

Sabe aquele seu sonho maluco que você sempre quis compartilhar com alguém? Em breve você vai conseguir graças ao novo modelo de IA do Google: o Genie 3. No estilo “World Model”, ele permite a geração de ambientes interativos 3D, em 720p e 24 fps, com duração de vários minutos a partir de simples prompts de texto.

Na prática, você vai poder descrever uma cena e receber de volta uma simulação completa como se fosse um videogame interativo e gerado em tempo real. Já imaginou como isso pode evoluir no futuro para o uso em dispositivos de realidade virtual? Nós imaginamos – e gostamos.

A grande inovação do Genie 3 em relação ao antecessor (e aos concorrentes) é consistência física ao longo do tempo, graças à memória do modelo. Isso permite simulações mais realistas, criando cenários ideais para treinar agentes capazes de aprender com tentativa e erro.

A conversa com o Genie 3 (e o que vier depois) vai bem além dos sonhos. A real é que modelos de mundo são peça-chave rumo à AGI – principalmente porque permitem treinar agentes em simulações cada vez mais complexas, que os forçam a se adaptar, errar, aprender e evoluir, como a gente faz no mundo real.

E se uma imagem vale mais que mil palavras, vídeos de exemplo gerados por uma IA simuladora de mundos valem ainda mais:

Embora ainda tenha limitações – como interações limitadas entre agentes e sessões curtas de simulação – Genie 3 abre novas possibilidades para educação e treinamento, servindo tanto para ensinar humanos quanto para testar, avaliar e aprimorar agentes autônomos.

IA POR AÍ
  • Adapta Summit*: a maior startup de IA do Brasil organiza o maior evento da América Latina com 6.500 líderes e foco total em IA na prática. Os ingressos físicos já esgotaram, mas ainda tem online (com direito a pacote de prompt dos líderes do mercado) à venda nesse link.

  • Alibaba apresentou o seu novo modelo de imagens: Qwen-Image, com 20B parâmetros, open-source, com texto legível e alta compreensão de prompts.

  • Apple está trabalhando em uma ferramenta de busca com IA para disputar com o ChatGPT, Gemini e Perplexity.

  • Anthropic cortou o acesso da OpenAI à sua API por estar violando as diretrizes e usando o conteúdo do Claude Code para treinar o ChatGPT-5.

  • Manus inaugurou o Wide Research, um sistema que faz buscas aprofundadas em arquivos extensos com processamento paralelo de agentes de IA.

*Conteúdo de marca parceira

INTERNET

Cloudflare vs Perplexity: disfarces e armadilhas

Para entrar em uma festa da tecnologia que você não foi convidado, a melhor estratégia é usar um crachá do Google. Foi exatamente o que a Perplexity decidiu fazer na festa do Cloudflare – mas a festa, na verdade, era uma armadilha!

Acesso a dados de qualidade é crucial para qualquer empresa de IA. Mas com tanto conteúdo "grátis" na web, tem pouca empresa querendo pagar pelo acesso. O que muitas fazem é criar web-crawlers para raspar dados da internet for free, sem a autorização dos criadores ou hospedeiros.

A Cloudflare, que controla 20% do tráfego de todos os sites da web, quer ser a guardiã dos seus dados e impedir que crawlers raspem os seus dados sem sua autorização. Para burlar o bloqueio, a Perplexity criou um agente de IA praticamente idêntico ao Chrome – mas caiu como um patinho na armadilha da Cloudflare, que funciona mais ou menos assim:

  • Criou uma armadilha com domínios-isca: sites inéditos, sem links públicos, configurados para banir qualquer rastreador;

  • Detectou acesso inesperado nesses domínios: mesmo sem estarem indexados ou disponíveis online, receberam visitas com padrão semelhante ao do Perplexity;

  • Identificação do disfarce: a análise dos cabeçalhos mostrou requisições se passando por Chrome no macOS;

  • O que o rastro mostrou: o disfarce fazia entre 3 e 6 milhões de requisições por dia, enquanto o bot oficial somava até 25 milhões.

A Cloudflare não só deslistou o Perplexity do programa de “bots verificados” como também instalou novas regras automáticas. Pra completar o exposed, o CEO comparou o truque a “hackers norte-coreanos” e ainda usou a OpenAI como exemplo de comportamento – no estilo “olha como o coleguinha se comporta”.

Como dizia o velho ditado: “quem não pede licença, pede desculpas”. No caso do Perplexity, vai ter que pedir mil perdões para a empresa que guarda as chaves do conteúdo.

trending

🚨 Caiu na Net pelo ChatGPT 🚨

As suas conversas privadas, consultas com GPTerapeuta, exames médicos e qualquer outro segredo que você compartilhou com o ChatGPT pode ter se tornado conteúdo público indexado no Google!

Era uma simples opção nas configurações do chat, mas, como pouca gente se ligou, +70.000 conversas foram parar nas páginas de resultados do Google.

Agora, em prol da privacidade, a OpenAI decidiu remover a opção e manter as conversas privadas, privadas.

WHATSAPP

Funcionário do mês

Oferecimento Omie

Imagine poder integrar o WhatsApp às rotinas de uma empresa. Quem pensou somente em atendimento ao cliente, certamente não sabe que já é possível realizar tarefas de gestão (de verdade) pelo app. 

É usar o Whats para fazer a gestão da sua empresa em qualquer lugar no aplicativo que você mais utiliza!   É só enviar uma mensagem de texto ou voz e Omie resolve. Dá para você:

  • Faturar

  • Gerar recibos

  • Ver fluxo de caixa

  • Consultar e aprovar contas a pagar 

  • Consultar pedidos

  • e muito mais

E tudo falando o bom português como você já fala, sem precisar decorar comandos e nem aprender programação. É a IA fazendo o que faz de melhor: tornando a tecnologia invisível e tão fácil que nem parece que está ali.

Gostou? Clique aqui e confira tudo o que a Omie pode fazer pela sua empresa.

GROK

Imagine: o gerador ousado do Grok

Depois de apresentar uma companion de anime dentro do Grok, a xAI apresentou o “Imagine” com a mesma vibe anterior. Só que agora o alvo não são conversas picantes, mas sim a geração de imagens e vídeos.

Fiel ao estilo sem filtro de Musk, a ferramenta não deixa muito para imaginação:

  • A ferramenta transforma qualquer prompt ou imagem em vídeo de até 15s com áudio nativo, em questão de segundos;

  • O ‘modo apimentado’ (spicy) transforma imagens geradas nativamente pelo app em vídeos até ‘mais que sensuais’;

  • Ainda assim, há tentativas de manter algumas restrições, que também se aplicam a figuras públicas;

  • Rostos humanos ainda sofrem com a pele parecendo que foi encerada, parecido com o estilo do GPT-Image.

Sempre tirando proveito do seu super-cluster (que é um dos maiores trunfos do X/xAI), Elon diz que o modelo ficará melhor a cada dia e ainda atirou farpas nos concorrentes: “nosso modelo faz vídeos em 25% do tempo do que outros fazem imagens”.

Enquanto o Grok não é tão bom quanto os modelos de IA mais badalados do mercado como Higgsfield, Runway, Kling etc, a xAI está mirando em oferecer vídeos rápidos para o cotidiano que a rede social da sua empresa-filha demanda – embora até agora não tenha sido encontrada uma justificativa plausível para criar personagens de IA tirando a roupa.

PS: O Grok Imagine está disponível somente para usuários X Premium+ ou SuperGrok no app de iOS.

ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Multiagentes vs Multiespecialistas (MoE)

Multiagentes são vários modelos ou instâncias de LLMs separados que se comunicam entre si, cada um com uma função específica – como um time de IAs trocando mensagens. Um pesquisa, outro redige, outro revisa…

Multiespecialistas (MoE) são redes dentro de um único modelo de IA. Cada entrada só ativa os especialistas mais relevantes, otimizando desempenho sem aumentar o custo, como um cérebro com partes especializadas se revezando conforme a tarefa.

OPENAI

Universal Verifiers: o VAR do ChatGPT

Para que a inteligência artificial seja realmente inteligente, suas respostas precisam, antes de mais nada, estarem certas. E se corrigir todas as respostas de uma IA é humanamente impossível, por que não deixar que outras IAs cumpram esse papel?

Conteúdos complexos (de matemática a textos técnicos) precisam de conferências em cada etapa do raciocínio e é aí que entra a nova moda da OAI: os “verificadores universais”, que funcionam justamente como esses “corretores”.

Os verificadores atuam como “árbitros internos” para checar o trabalho da própria IA, analisando não somente o resultado final, mas cada etapa no meio do caminho. Dessa forma:

  • Um modelo extra (o verificador) é encarregado de checar e dar nota nas respostas do modelo, pesquisando em várias fontes quando necessário;

  • Em caso de nota alta, ele autoriza a sequência do raciocínio.

  • Em caso de reprovação, exige uma nova tentativa.

  • Esse modo substitui o aprendizado por reforço de feedback humano, usado nos modelos de ponta de hoje.

  • A ideia é similar às Generative Adversarial Networks (GANs), onde um gerador tenta acertar e um discriminador avalia cada resposta.

A OpenAI estaria testando esse tipo de “árbitro” no ainda inédito GPT-5 e a utilidade disso não para na matemática. Qualquer resposta gerada pode ser revista e melhorada antes da intervenção humana. É como se ele tivesse um VAR do lado cutucando e perguntando “Espera, tá certo isso aí?” antes dele completar as tarefas.

CAIXA DE FERRAMENTAS

Se você trabalha com marketing digital, já deve ter pensado que um ChatGPT para gerir anúncios na Meta ajudaria muito. Pois isso já existe:

  1. Acesse o site da StationZero;

  2. Crie uma conta aqui para ganhar 50 créditos grátis;

  3. Conecte suas contas de anúncios à plataforma através da integração.

Depois de integrar sua conta, selecione o Chat no menu lateral para:

  • Conversar com o Agent que tem acesso aos dados e pode controlar sua conta de anúncios;

  • Criar e editar campanhas, conjuntos e anúncios em massa;

  • Gerar relatórios a partir de prompts personalizados;

  • Controlar orçamentos em escala.

MEME DA SEMANA

O Agente do ChatGPT casualmente pulando o botão “eu não sou um robô”.

divider

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply

or to participate.