Parceiro em destaque

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: de acordo com o governo da Albânia, Diella (a primeira-ministra-IA) está “grávida de 83 bebês”. Todos serão agentes de IA para servir aos deputados do país e as perguntas que ficam são: “por quê?”, “como?” e “quem é o pai?”.

No AiDrop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

• ChatGPT: mais filtros e mais segurança
• Microsoft: profissionalizando o Copilot
• Brasil: o país dos deepfakes
• IA por aí: Claude, Odyssey, LTX e mais
• Me explique como se eu fosse uma criança: modelos de fronteira

CHATBOTS

ChatGPT: mais barreiras de segurança

Tem quem defenda que os chatbots devem responder tudo sem filtro e até o Sam Altman já disse que a OpenAI “deve tratar adultos como adultos”, mas a verdade é que essa tecnologia precisa MESMO de camadas de segurança. Prova disso é que a própria empresa decidiu mudar a forma como gera as respostas do ChatGPT.

O novo update torna as respostas mais responsáveis quando a conversa encosta em assuntos delicados. Na prática, o ChatGPT passa a ler melhor o clima da conversa. Ao perceber sinais de luto, crise, problemas de saúde mental ou vulnerabilidade, responde com mais cuidado, linguagem simples e sem bancar médico, terapeuta ou advogado:

  • Tom de conversa e acolhimento: valida sentimentos e evita frases frias;

  • Limites bem definidos: não diagnostica, não prescreve, não incentiva atitudes de risco e não toma frente com "opinião própria"

  • Encaminhamento: quando fizer sentido, sugere procurar ajuda profissional e serviços de suporte;

  • Clareza acima de tudo: explica riscos e incertezas sem alarmismo, usando passos práticos.

  • Coerência de segurança: aplica o mesmo padrão de cuidado em temas como autolesão, violência e uso de substâncias.

Segundo a OpenAI, 0,7% das conversas com o ChatGPT envolvem situações sensíveis. Dentro desse grupo, 0,1% representam crises reais, como casos de mania, psicose ou risco de autolesão – que exigem respostas especialmente cautelosas e, às vezes, revisão humana.

Apesar da porcentagem pequena, considerando os ~800 milhões de usuários semanais isso revela um enorme desafio de segurança nas comunicações. E conforme a base de usuários aumenta, aumentam também os possíveis problemas.

O fato é que além de disputar quem tem o modelo mais potente, a corrida agora também é para moderar o que é dito para as pessoas e como mitigar possíveis danos. Se não, uma mensagem irônica mal filtrada do Reddit pode virar uma resposta séria da IA.

IA POR AÍ
  • IA para o RH*: imagine gerir ponto, férias e admissões direto no WhatsApp? O agente QR da QRPoint faz tudo: relatórios, folha, escalas e cadastros. Teste a IA da QRPoint e comece a automatizar os seus processos!

  • OpenAI adicionou, além dos “Projetos compartilhados”, o recurso “Conhecimentos corporativos” – como uma base de dados extra.

  • Claude agora pode ser adicionado no Excel (através de um Add-in) para editar planilhas e criar relatórios.

  • LTX Video apresentou seu modelo de vídeos open-source que cria em até 50 fps, em 4k e com duração de até 20 segundos, com áudio.

  • Minimax lançou os novos Minimax-M2 (LLM) open-source com 230B e Hailuo 2.3 (vídeo), com uma evolução considerável na cinegrafia e movimentos.

  • Odyssey-2 é a nova versão de um modelo de vídeos interativos, onde você coloca o prompt e a mudança acontece quase em tempo real.

*conteúdo de marca parceira

TRABALHO

Microsoft: um Copilot de cara nova

A Microsoft começou o dia valendo ~US$ 4 trilhões e deve terminar ainda mais rica, graças ao anúncio de que a parceria com a OpenAI está mais viva do que nunca.

Basicamente: a OAI segue como parceira principal da Microsoft, que tem exclusividade de propriedade intelectual e Azure na API – pelo menos até a AGI aparecer.

O acordo acontece em uma semana que já vinha rendendo bons frutos para a Microsoft, que anunciou novos recursos de IA para o Copilot no Windows e no app:

  • Mico: com personalidades configuráveis, traz um novo avatar visual – e ainda traz a skin do saudoso Clippy de volta.

  • Groups: funcionando como um “chat em grupo com IA” para até 32 pessoas, o Copilot participa, resume decisões e transforma conversa em tarefas acionáveis.

  • Memória & personalização: a memória de longo prazo já está implantada no Copilot, lembrando preferências, metas e contextos; com permissões, usa calendários/arquivos para respostas mais úteis.

  • Modo Copilot no Edge (agora um AI Browser): o Edge passa a resumir abas, cruzar dados entre sites, preencher formulários e executar fluxos (ex.: pesquisar e iniciar reserva).

  • Agent Framework + modelos híbridos: kits de desenvolvimento (.NET/Python) para criar agentes orquestrados; versões experimentais dos modelos MAI e a opção de rodar parceiros (Anthropic, xAI…) – com a estratégia de “melhor modelo por tarefa”.

Por anos, a Microsoft tratou o Copilot como um assistente de produtividade. Agora, ele vira infraestrutura de IA operacional – que entende dados, contextos e processos de forma integrada. Em vez de só sugerir tarefas, o Copilot passa a raciocinar sobre o trabalho, conectando arquivos, comunicações e nuvem com segurança.

A motivação para os avanços também justifica o novo acordo com a OpenAI: tentar levar a IA da Microsoft para o topo da utilização profissional – um setor que hoje vê a Anthropic nadar de braçada e Google ameaçando os rivais com a sua penetração de Cloud.

Elon Musk tentou comprar a Wikipedia, mas depois de falhar na negociação, decidiu criar sua própria enciclopédia virtual 100% integrada à IA da xAI. E nessa semana foi lançada oficialmente a Grokipedia.

A versão 0.1 já conta com quase 900 mil páginas de conteúdo gerado, revisado e atualizado pelo Grok – que conta com a ajuda das revisões da comunidade para manter o padrão “wiki”.

TELEFONIA

Play nas férias. Pause nos gastos.

Oferecimento Fluke

Final de ano chegando, metade da empresa com férias programadas e o financeiro já prevendo os gastos extras que vai ter com as dezenas de linhas corporativas usadas só para um “Feliz Natal” no grupo da firma.

A menos que sua empresa use Fluke, a operadora com planos claros, sem letras miúdas e que permite pausar as cobranças durante férias ou recessos com apenas um clique.

Cuidar da conexão não precisa ser mais um estresse no fechamento do mês – ou do ano. Dê as boas-vindas à previsibilidade com a Fluke agora.

ME EXPLIQUE COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA

Frontier Models | Modelos de fronteira

Modelos de fronteira são as IAs mais poderosas – treinadas com toneladas de dados para entender e gerar texto, imagens e ações complexas.

Elas ampliam o que a tecnologia pode fazer, mas também podem falhar ou ser usadas de forma perigosa, por isso pedem cuidados e regras.

No momento, esses modelos são GPT-5-Pro, Grok 4 Heavy, Claude Opus 4.1 etc.

SEGURANÇA

Brasil: o país do futebol deepfake

Se você sofreu alguma tentativa de golpe com deepfakes nesse ano, saiba que está junto de milhões de pessoas. Pois é, além de transformar operações bancárias para o bem, a IA também está sendo o motor de uma onda de fraudes digitais altamente sofisticadas.

  • O uso dos deepfakes cresceu cerca de ~700% globalmente em um ano— e 822% no Brasil;

  • Só em janeiro/25 foram mais de 1,2 milhão, um recorde histórico;

  • Em comparação com outros países, o Brasil sofre de mais fraudes do que os EUA (~5x) e Alemanha (~10x);

  • As perdas estimadas são de R$ 4,5 bilhões.

Com o aumento exponencial das fraudes, o mercado financeiro entrou em um ciclo de perdas e queda de confiança – o que exige aumento nos gastos em segurança. Com os bancos precisando aumentar as defesas e antecipar ataques, as cifras bilionárias se justificam:

  • Detecção em tempo real para transações suspeitas;

  • Biometria com checagem ao vivo para reduzir deepfakes e roubo de identidade;

  • Revisão humana para casos duvidosos e reduzir falsos positivos;

  • Educação do cliente para reduzir cliques em golpes.

Em um mundo em que as fraudes se tornam cada vez mais profissionais, a população e os sistemas precisam estar cada vez mais preparados. No fim, a corrida não é só contra os golpistas, mas contra o tempo. A cada novo avanço da IA, nasce uma fraude mais convincente – e o desafio agora é usar a própria tecnologia para combatê-la.

CAIXA DE FERRAMENTAS

O novo Hailuo 2.3 está no ar, e junto com o modelo vem a possibilidade de criar alguns vídeos de graça por dia!

  • Faça seu login com uma conta Google ou Apple

  • Utilize o painel à esquerda para escolher a aba “Vídeo”

  • Escolha “Text-to video” para criar a partir de prompts e “Image-to-video” para criar a partir de imagens.

  • Crie até 4 vídeos por dia, de graça!

Confira todas ferramentas que nós separamos na cAIxa de ferramentas do AiDrop!

MEME DA SEMANA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau às assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

0 comments

or to participate

Veja as edições anteriores

No posts found